Páginas

25/07/2012

Liberte-se! O pecado não existe!
:: Graziella Marraccini ::

Queridos leitores e leitoras, não quero fazer polêmica já que os assuntos de religião, como aqueles de política ou de futebol, costumam suscitar muitas controvérsias. Porém, o assunto de religião parece voltar à minha cabeça nestas últimas semanas. Talvez seja simplesmente a sincronicidade provocada pelo ingresso de Netuno em Peixes, ou o trânsito de Júpiter em Gêmeos, que é o signo da comunicação. O fato é que o céu nos anuncia tempos bicudos e eu não posso deixar de conversar sobre esse assunto que creio seja necessário para conseguir a verdadeira libertação! 2012 não promoverá o fim do mundo, tão alardeado pela mídia (baseados na profecia Maia), mas anuncia, sim, a necessidade de efetuar uma grande transformação mundial para enfrentarmos as turbulências que toda mudança acarreta. Nossa participação pessoal é indispensável e comporta a mudança de parâmetros e de comportamento capazes de garantir a sobrevivência da espécie humana. Você perguntará: como mudar e o que mudar? E nesse momento de grande incerteza, o que pode nos ajudar? Certamente, nossa fé! Tenho pena daqueles que não possuem fé!

Segundo o cálculo das Eras Precessionais que explicam o fenômeno do movimento rotatório do nosso planeta que, ao se movimentar sobre um eixo imaginário, desloca-se como se fosse um peão. Esse movimento provoca a mudança de Eras e agora já estamos ingressando na Era de Aquário. A esse propósito pode ser lido o artigo que publiquei no STUM e no meu site pessoal (www.astrosirius.com.br) e que trata do fenômeno chamado de Precessão dos Equinócios. Essas Eras duram aproximadamente 2120 anos e elas se sobrepõem durante algum tempo umas às outras. Uma Era não termina abruptamente, de uma hora para outra. A mudança de Eras provoca mudanças na consciência da humanidade. Quando a humanidade se encontrava na Era de Áries, iniciou-se aquele período onde os povos eram agressivos, guerreavam constantemente entre si e onde se acreditada num Deus conquistador. Os povos brigavam com seus vizinhos e conquistavam as suas terras alargando cada vez mais seus impérios. Deus, aquele Deus único dos judeus, que se anunciou a Moisés neste período, ordenou ao seu povo que fosse conquistar a Terra Prometida. As matanças e o derramamento de sangue eram constantes. Basta ler o Antigo Testamento para constatar esse fato. Quero acrescentar que quando uma Era termina e a outra começa as noções aprendidas na anterior não se apagam de uma só vez. De fato, continuamos guerreando e brigando com nossos vizinhos! Não aprendemos muito, mesmo sermos consideramos' civilizados'!

Naquele período, o Império Romano se expandiu tanto que foi conquistando e dominando cada vez meio mundi. Essa era a Era de Áries. No entanto, com a aproximação da Era de Peixes, ou seja, após aproximadamente 2120 anos, apareceram alguns profetas que trouxeram mensagens de bondade, de sacrifício pessoal, de amor ao próximo, de compaixão. As noções precisavam, mudar. Com que direito Deus privilegiaria um povo sobre o outro? Que Deus era esse que ordenava matança e derramamento de sangue? Sim, isso precisava mudar. A Era de Peixes trouxe Jesus, o Cristo. Mas o Cristo cujas palavras foram divulgadas através seus discípulos, não afirmou necessariamente que Deus nos castigaria se pecássemos! Muito pelo contrário. A noção de pecado e ainda de 'pecado original' não foi ensinada por Cristo. Foi a religião cristã/católica que o fez. As razões para essa distorção das palavras de Cristo são múltiplas mas a primeira foi certamente a necessidade de controlar o povo com a noção de pecado/castigo! Seria muito difícil naquela época ensinar e impor noções de obediência, respeito, e mais ainda, de compaixão e amor ao próximo a um povo que estava acostumado a guerrear e pelo qual matança e o sacrifício de sangue eram naturais. Sacrifícios de animais e até humanos eram feitos 'em nome de Deus'! Mas, como mudar esse estado das coisas sem introduzir no lugar a noção de medo e de castigo? Se você agir errado será castigado! E por Deus, após a sua morte! Na antiga Grécia, o Inferno não existia, e Hades era o senhor do reino dos mortos e não como pensamos hoje o Senhor do Inferno! Paraíso e Inferno são, infelizmente, noções cristãs. Nossa civilização ocidental está impregnada de noções judaico-cristãs. As civilizações orientais não possuem essas noções de pecado, e o Buda, que também apareceu no mesmo período de Cristo, forneceu ensinamentos similares a este. Ensinamentos da Era de Peixes.

Ao longo dos últimos dois milênios, no entanto, essas noções foram se modificando e transformando, dependendo do uso que faziam delas as diferentes religiões. Assistimos pouco a pouco ao desmembramento sistemático da Igreja Católica Apostólica Romana e ao surgimento de novos intérpretes da Bíblia, fato demostrado pelas várias religiões espalhadas pelo mundo. As religiões se multiplicam e a espiritualidade continua atual, mas com uma noção mais holística. A necessidade de fé continua presente no gênero humano. O que estão sendo questionados atualmente são os dogmas, que precisam ser revisados ou reinterpretados à luz da Era de Aquário. Por essa razão, eu afirmo que não podemos mais permitir que as pessoas vivam com medo do "Castigo da Ira de Deus"! Mais do que nunca, devemos interpretar Deus como a expressão do Amor! Esse amor que une, que aglomera, que funciona como uma cola capaz de nos unir, nos preencher, nos completar e nos tornar felizes. Esse é Deus.

Devemos começar a pensar de forma mais responsável e não agir como crianças temerosas do castigo do pai! A humanidade evoluiu e precisa pensar de forma diferente. Por essa razão, os novos profetas, guias, mestres, iluminados e avatares, nos veiculam mensagens bens diferentes já há alguns anos. Porém, nem todos os seres humanos estão preparados para ouvir essas mensagens e muito menos para entendê-las. Somente aqueles que descondicionam e desprogramam sua mente, apagam os preconceitos e se dispõem a mudar, poderão receber essas mensagens e compreendê-las.

No livro Cartas de Cristo, encontramos essa importante informação:

"A sua consciência pessoal é inteiramente responsável por tudo aquilo que vem para a sua vida e experiência pessoal. É a sua consciência pessoal que traz a você o bem e o mal.

No seu subconsciente, você traz lembranças fortemente impregnadas, ainda ocultas, de traumas/emoções de sua(s) vida(s) anterior(es) que podem irromper e afetar a sua consciência atual.

A sua oração fervorosa e específica para aliviar algum acontecimento pode receber resposta, mas a longo prazo será de pouco proveito se sua mente e seu coração continuarem em contravenção com as Leis Universais do AMOR e você viver com atitude mental de constante crítica".

Esse é nosso verdadeiro inferno! Nosso castigo na atual encarnação será aquele de viver na ausência do AMOR porque trazemos em nossa consciência sentimentos de ódio, rancor, raiva, inveja e crítica ao nosso semelhante! A contravenção às Leis Universais do AMOR são nosso castigo e ele chegará até nós através da Lei de Causa e Efeito, tenham certeza! Essa que é uma das Sete Leis da sabedoria hermética é inexorável!

As Cartas de Cristo, que nos transmitem essa mensagem de amor, devem ser lidas com a mente aberta, sem preconceitos. Dogmas não devem existir na Era de Aquário. A Liberdade impera, principalmente, no pensamento! Nossa espiritualidade precisa evoluir até que compreendamos que precisamos nos amar uns aos outros, que nosso destino é comum e que estamos todos interligados, que nosso vizinho é igual a nós, mesmo se não possui a mesma cor, forma, sexualidade, credo ou condição social.

Caros leitores e leitoras, não me queiram mal. Estou simplesmente expressando minhas convicções pessoais, mas não pretendo convencê-los! Pretendo, enfim, e gostaria muito de conseguir fazer com que todos aqueles que estão em busca de conhecimento comecem a afastar de sua mente a idéia de pecado e mais ainda de castigo. Expressando somente pensamentos de amor, tolerância e compaixão, construiremos dentro de nós o 'Paraíso'!









 A Lua Dentro de Você!
Um documentário sobre o mais sagrado em Nós Mulheres, o Sangue Mentrual, transformado em Tabú, nos deixando orfãs de nós mesmas!





http://vimeo.com/10923568
E ainda sobre a PAZ,....um conto de autor desconhecido,...A PAZ PERFEITA

Havia um rei que ofereceu um grande prêmio ao artista que fosse capaz de
captar numa pintura a paz perfeita. Foram muitos os artistas que tentaram. O
rei observou e admirou todas as pinturas, mas houve apenas duas de que ele
realmente gostou e teve que escolher entre ambas. A primeira era um lago
muito tranqüilo...um espelho perfeito onde se refletiam plácidas montanhas
que o rodeavam. Sobre elas encontrava-se um céu muito azul com tênues nuvens
brancas. Todos os que olharam para esta pintura pensaram que ela refletia a
paz perfeita. A segunda pintura também tinha montanhas...mas estas eram
escabrosas e estavam despidas de vegetação. Sobre elas havia um céu
tempestuoso do qual se precipitava um forte aguaceiro com faíscas e
trovões...tudo isto se revelava nada pacífico. Mas quando o rei observou
atentamente reparou que atrás da cascata havia um arbusto crescendo de uma
fenda na rocha. Neste arbusto encontrava-se um ninho. Ali, no meio do ruído
da violenta camada de água, estava um passarinho placidamente sentado no seu
ninho. Paz Perfeita! Qual pensas que foi a pintura ganhadora? O rei escolheu
a segunda...mas por quê? O rei explicou: "Paz não significa estar num lugar
sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo ou sem dor. Paz significa que,
apesar de se estar no meio de tudo isso, permaneçamos calmos no nosso
coração. Este é um significado de Paz."

do amigo: Constantino Rodrigues de Freitas
Julgamento


Julgar é um dos principais atributos do ego. Julgamos os demais, focando nossa atenção sempre naquilo que consideramos seus defeitos e limitações.

Dificilmente realizamos a atitude contrária, a de elogiar, enaltecer e estimular as qualidades e os talentos alheios. Isto acontece porque tal atitude é absolutamente comum à espécie humana e, portanto, crescemos sendo observados, julgados e, principalmente, criticados por todos ao nosso redor.

Com o tempo, acabamos por direcionar o julgamento para nós mesmos, olhando o tempo para nossas próprias limitações e os erros cometidos, o que resulta em um sentimento dos mais destrutivos: a culpa.

Quanto mais nos condenamos por nossas falhas, mais reduzimos o coeficiente de nossa autoestima. Aquele que se deixa contaminar pelo julgamento que os demais emitem a seu respeito, e o aceita sem qualquer questionamento, vive de modo totalmente inconsciente do real valor que possui.

As crenças negativas, que a mente nos faz incorporar como verdades absolutas, minam nossa segurança e fazem com que a vida se torne um verdadeiro inferno.

A libertação só pode ocorrer quando nos conscientizamos de que somos nós, e somente nós, os únicos responsáveis por reconhecer nossas limitações e defeitos. Ao fazer isto, estaremos jogando luz sobre a inconsciência e dando um importante passo no caminho da superação.

"Não ouça o que os outros dizem sobre você.
É fácil olhar os defeitos das pessoas. Alguém ama ver os defeitos das pessoas - porque ajuda e fortalece seu ego, que diz: " Eu sou muito superior". E muito difícil ver o seus próprios defeitos; somente um homem que ama a si mesmo pode vê-los.
Não ouça os outros, o que eles dizem sobre você. Veja a si mesmo, quem você é, onde você está, o que são os seus defeitos.
E o milagre é: ver um defeito através da sua própria consciência dissolve-o.
Você não precisa fazer nenhum esforço para dissolvê-lo. A verdadeira consciência é suficiente.
Ele começa a derreter como gelo no sol quente. Mas é muito difícil ver os próprios defeitos - porque você nunca olha para si mesmo; você está constantemente extrovertido, olhando os outros.

É certamente difícil, porque você tem de girar toda a sua consciência em direção a si mesmo. E nós temos nos tornado tão extrovertidos, nós temos sido feitos tão extrovertidos, que a introversão parece ser quase impossível.
Nós estamos paralisados, nós podemos olhar apenas para os outros. Mesmo que quisermos olhar para nós mesmos, temos de olhar em um espelho. Então a imagem no espelho se torna o outro. É preciso aprender a olhar para si mesmo com os olhos fechados, observando silenciosamente.

E não carregue nenhum pré-julgamento. Muitas pessoas têm dito a você: estes são os seus defeitos. Não carregue estas idéias dentro de você, de outro modo, você as encontrará - porque o pensamento é muito inventivo.
Ponha de lado tudo o que tem sido dito sobre você. Lembre apenas uma coisa: a menos que você se conheça sobre sua própria autoridade, não tem valor, nenhum significado. Então, vá sem qualquer pré-julgamento - a favor ou contra.
Apenas vá em total abertura e veja.
E se você ama e se você sabe como observar, você atravessará o fenômeno mais misterioso. Ver um defeito é dissolvê-lo. Eis o grande segredo de Budha: saber que você está fazendo algo errado é suficiente - você não pode fazê-lo mais".

OSHO - The Dhammapada: The Way of the Buddha
Vampiros energéticos e Sequestradores de Alma nos relacionamentos
:: Silvia Malamud ::

"Quem nos faz sentir bem nos envia energia. Pessoas que nos sugam estão literalmente drenando nossa energia, vampiros. Não conseguem e não se permitem sentir as emoções, restringem seu fluxo de energia e ficam enfraquecidos. Quando aparentam sentir é apenas teatro, são verdadeiros mestres na arte da dissimulação. Como necessitam desesperadamente de energia começam a absorver de outras pessoas em meio a sedução sem limites, agressividade, autocompadecimento ou o que seja que desestabilize o outro. Também são os mestres da percepção, sabem por onde podem atacar emocionalmente pontos de fragilidade no outro, até que sem perceber, a vítima recebe a "Mordida fatal" e, a partir disso, "o Sequestro da Alma".

Toda vez que se sentir cansado na presença de alguém, pode ter certeza de que se trata de um vampiro energético; fuja o mais rápido possível e se acaso se ver envolvido nessa situação reorganize forças, peça ajuda e fuja também!
Como perceber Mordida e Sequestro:

Sempre existe uma voz interior nos alertando quando estamos correndo perigo. Se está começando um relacionamento ou já está num relacionamento em que percebe algo minimamente estranho, dê-se espaço para se ouvir e jamais ouse duvidar de si mesmo. Honre o que percebe e, por mais ínfimo que possa parecer, pode ser que já se encontre no início de um encantamento de difícil detecção e discernimento depois da suposta mordida.

Dicas:
Se estiver sob efeito desses vampiros sequestradores, sua alma sequestrada permanecerá intoxicada, como que drogada, num hipnotismo traiçoeiro, onde o processo de ruptura é bastante trabalhoso. Por isso mesmo, livre-se o quanto antes e se estiver em meio a sensações conflitantes que o levam a sentimentos confusos em relação à nova parceria afetiva, distancie-se e observe o que está ocorrendo como se visse tudo num filme. Observe exatamente como se sente, como era antes, como estão suas carências íntimas se "acaso", magicamente, estão sendo nutridas ao mesmo tempo em que nota a simultânea sensação de que há algo de muito errado em tudo isso que está acontecendo com você.

Observe ainda como você funciona normalmente e como fica quando em companhia desta pessoa. Separe o joio do trigo, lembre-se de que apaixonamento é totalmente diferente do que provavelmente sente agora. Não confunda! No apaixonamento, jamais existe ruído algum o alertando de que algo não vai bem.
Quando em companhia do vampiro, observe se começa a se sentir excluída do mundo, mesmo quando transitando nele. Se, desde então, transita por sentimentos constantes de solidão e se estiver deste modo, saiba que isso faz parte do sequestro de alma. Percebe que está sequestrada de sua participação no mundo porque não há energia para trocar com os outros e pior, nem consigo mesmo, posto que a sua energia vital pertence apenas e tão-somente ao Vampiro energético, Sequestrador da sua Alma!

Mais dicas:
Todos os vampiros energéticos falam demais da conta... Preste atenção neste detalhe importante.
Exatamente, todos os vampiros energéticos nunca se encaixam em seu grupo de amigos, algo sempre destoa e muitas vezes essa é uma sensação só sua, que deve ser levada muito a sério. Não se encaixam e automaticamente você também não se encaixa no local e com as pessoas que sempre se deu bem... Você não pode trocar com outros porque sua energia está sequestrada. Você pertence ao sequestrador!
Quando ele fica à vontade com seus amigos, mesmo assim, você fica de fora, não existe espaço no mundo para você, a não ser com ele... E por aí vai...

Importantíssimo:
"Tendo consciência de que está neste tipo de relação, se não tiver sucesso em sua fuga, não vacile e busque ajuda. Sua vida corre perigo real. Drenar energia é muito sério, você não acha?"
O Dia fora do Tempo

:: Rita Barreto ::

Durante sua permanência no planeta Terra os Maias cósmicos (seres interdimensionais) nos ensinaram os segredos do tempo galáctico, cientes dos ciclos lineares limitadores a que todos nós seres humanos fomos submetidos. Sabiam que tínhamos perdido a habilidade natural de perceber os ciclos de Luz Cósmica ao longo de nossa existência, e que esta forma linear do tempo atual é controladora e esconde os verdadeiros aspectos multidimensionais do tempo.
A contagem do tempo Maia se baseia em 13 ciclos lunares de 28 dias por ano solar, perfazendo 364 dias, mais um chamado de ‘Fora do Tempo’...

Os Maia consideram este dia como uma grande oportunidade de reciclar, recomeçar, recarregar as energias, liberar o que já não é mais preciso, agradecer por tudo que foi recebido no período anterior em todos os aspectos. Agradecendo inclusive mesmo os momentos aparentemente ruins ou dramáticos, pois terão sido importantes aspectos de nosso aprendizado e evolução como seres humanos cuja essência é espiritual.
Nesse dia que manifesta uma maior conexão com a Essência Geradora, os antigos Maias reservavam muito tempo para orar, meditar e receber a orientação interior quanto aos próximos passos a serem dados no Caminho em direção ao Pai.

No dia 26 de Julho recomeça um novo ciclo com o nascimento astronômico de Sirius, que se eleva no horizonte junto com o Sol, trazendo uma energia de limpeza e purificação interior, trabalhando sutilmente nossos corpos sutis, principalmente o emocional.
O novo ciclo será regido pela Lua (Lua Planetária Vermelha) estimulando a necessidade de limpar casa, relacionamentos, pensamentos, medos, culpas, tristezas, magoas; enfim, largando de vez ‘aquela mala sem alça’
DIA FORA DO TEMPO ~ 25 DE JULHO

PRECE ÀS SETE DIREÇÕES GALÁCTICAS:

Desde a Casa Leste da Luz
Que a sabedoria se abra em aurora sobre nós
Para que vejamos as coisas com claridade

Desde a Casa Norte da Noite
Que a sabedoria amadureça entre nós
Para que conheçamos tudo desde dentro

Desde a Casa Oeste da Transformação
Que a sabedoria se transforme em ação correta
Para que façamos o que tenha que ser feito

Desde a Casa Sul do Sol Eterno
Que a ação correta nos dê a colheita
Para que desfrutemos os frutos do ser planetário

Desde a Casa Superior do Paraíso
Onde se reúnem o povo das estrelas e os antepassados
Que suas bençãos cheguem até nós agora

Desde a Casa Interior da Terra
Que o pulsar do coração de cristal do planeta
nos abençoe com suas harmonias
Para que acabemos com as guerras

Desde a Fonte Central da Galáxia
Que está em todas as partes ao mesmo tempo
Que tudo se reconheça como luz e amor mútuo

Ah Yum Hunab Ku Evam Maya E Ma Ho!
“Salve a Harmonia da Mente e da Natureza!”

....................................................

COMO FAZÊ-LA:

Dia Fora do Tempo. E essa importante data tem, em seu ritual, uma das orações mais lindas que conheço: a Oração das 7 Direções Galácticas.
Nela, saudamos o norte, o sul, o leste e o oeste.
Saudamos, também, as estrelas, os ancestrais, a mãe Terra e a fonte Central da Galáxia e do Universo, a energia que permeia a tudo e à todos.

>> Para fazê-la, é interessante apontar nossos corpos e recepcionar a energia com nossas mãos de cada uma dessas direções. Ou seja, se estivermos falando da Casa Leste, estamos virados para o Leste; quando partirmos para a Casa Norte, nos voltamos para o Norte, e assim por diante.

A diferença é que, ao saudarmos a Casa Superior do Paraíso, apontamos ambas as mãos para cima, sentindo toda a energia que vem do céu. Já quando falamos a casa Interior da Terra, apontamos as nossas mãos para o chão.
O mais interessante é que, ao saudarmos a Fonte Central da Galáxia, colocamos ambas as mãos em nosso coração, trazendo as energias para nós, entrando em contato com a nossa essência e admitindo que somos parte do Todo.

Caso você não tenha uma bússola, basta observar onde o Sol nasce, que é a casa Leste. Quando você se colocar de frente para essa direção, à sua esquerda estará o Norte, atrás de você o Oeste e à sua direita o Sul.

..................................................


ALGUMAS DICAS... caso vocês queiram fazer um ritual no Dia Fora do Tempo:

1. Caso vocês queiram fazer um grande círculo com as pessoas que estejam presentes, não esqueça de, ao dar as mãos, deixar a palma da mão direita para cima e a esquerda para baixo, criando um campo ressonante harmônico.

2. Caso você queira fazer uma fogueira e um fogo sagrado, construa, no início, uma seta voltada para o norte magnético, apontando seu fogo para lá.

3. O mais importante: Ouça seu coração, divirta-se, faça arte, esteja ainda mais feliz nesse dia.

***Lembre-se que esse é um dos dias mais fortes no calendário da paz e a luz e o amor estarão fluindo com mais força.

Esse dia também tem um hino: o Paz pela Paz. Escrito por Nando Cordel, ele tem uma letra bastante simples, que fala direto com nosso coração.

Um ótimo Dia Fora do Tempo para vocês,
Que a luz e o amor guiem cada um de seus passos,
Namastê,




Menos orgulho = bem mais felicidade!
:: Rosana Braga ::

Se você não sabe exatamente quanto pesa ou quanta influência tem o seu orgulho sobre seus pensamentos, sentimentos e decisões, saiba que ele começa sempre como uma voz. Uma voz tagarela, incessante, que não para de falar dentro da sua mente. Essa voz quer convencê-lo de que o melhor e mais providencial a fazer é continuar nutrindo essa raiva ou o que poderíamos chamar de indignação negativa.

Comparo o orgulho a sentimentos ruins e tensos porque ele vem sempre seguido da equivocada impressão de que você está certo e o outro está errado, seja pelo que fez, pelo que disse ou simplesmente por ser quem ele é, do jeito que é! Como se você fosse ou ao menos estivesse, neste momento, superior, melhor, mais certo.

Bem, partamos do seguinte princípio: se seu orgulho está se sobrepondo aos seus sentimentos leves e gostosos, tais como alegria, paciência e capacidade de relevar, o mais inteligente mesmo é você começar a se responsabilizar por essa dinâmica. Tá! É verdade que o outro pode ter provocado essa sensação incômoda em você, mas quem manda nisso tudo é, em princípio, você mesmo!

Sendo assim, a pergunta é: o que você realmente quer fazer em relação a essa pessoa ou situação? Convenhamos que, se não for importante, nem vale a pena se desgastar. Mas se for importante, será que vale a pena insistir neste orgulho que mais serve para roubar a sua paz e o seu prazer de viver do que para resolver ou lhe fazer algum bem?

Quantos amores, amizades e prazeres você já perdeu por causa de sentimentos como raiva e ressentimento? Quantas vezes já sofreu à toa por decidir não dar o braço a torcer numa discussão ou por não reconhecer e admitir que desta vez foi você quem errou? Quantas vezes amargou a solidão e pôs a perder um dia feliz simplesmente por orgulho? Orgulho bobo, infantil e inútil?

Que tal arriscar uma nova atitude, um novo comportamento? Que tal testar um novo jeito de ser? Você não tem nada a perder! Pelo contrário, só tem a ganhar! Que tal prestar mais atenção no seu mau-humor e interrompê-lo com uma gostosa e inteligente gargalhada de si mesmo?

Não espere chegar à beira da morte para se dar conta do que realmente importa em sua vida. Por mais que essa advertência possa parecer clichê, trata-se de uma verdade indiscutível e de um momento irremediável. Quando a gente descobre que a vida pode acabar em um segundo, de uma hora para outra, sem que tenhamos sequer a chance de cumprir aviso prévio, nossos sentimentos ganham novos valores. Ganham valores bem mais reais.

O fato é que damos importância demais ao que, muitas vezes, não tem importância nenhuma. E se tem alguma, poderia ser tratada de forma bem menos contundente, bem mais flexível. Tente só por hoje. Tente só desta vez. Não pelo privilégio que vai oferecer ao outro, mas, sobretudo, pelo imenso bem que vai fazer a si mesmo.

E assim, cada vez que relevar, perdoar, esperar, não brigar e reconhecer quando errar, mais fracos e sem sentido vão ficar o seu orgulho, a sua raiva e o seu ressentimento. E pode apostar: mais leve, mais divertido, mais gostoso e mais bonito você vai se tornar! Mais incrível e inesquecível será conhecer e se relacionar com uma pessoa como você!


http://somostodosum.ig.com.br/
Desafios
:: Elisabeth Cavalcante ::

Há muitos momentos na vida em que os desafios que precisamos enfrentar nos parecem intransponíveis. Nestas ocasiões, nossa primeira tendência é pensar: por que tenho de enfrentar tais dificuldades?

De fato, para algumas pessoas, a existência parece tão simples e isenta de problemas. Para outras, no entanto, os obstáculos surgem o tempo todo. Por qual razão isto ocorre, nos perguntamos?

A resposta certamente passa pelo grau de consciência e maturidade espiritual em que cada um se encontra, e que difere de um ser humano para outro. Ao analisarmos uma carta astrológica natal, os desafios surgem de modo bastante claro.

E, sem dúvida alguma, eles se destinam a promover nosso crescimento, a evolução que precisamos alcançar em nossa jornada atual no planeta. Quanto maior a resistência em encará-los com coragem e determinação, mais tempo levaremos nos queixando e perdendo, assim, a oportunidade de avançar no desenvolvimento da consciência.

Ao invés de nos mantermos focados nas dificuldades e nas limitações, - seja nas nossas próprias ou nas que observamos em nossos semelhantes-, o mais sensato é direcionar nossa energia para encontrar o poder interior que todos possuímos. Somente ele pode nos conceder a capacidade de sobreviver às piores dores e, através delas, nos tornarmos muito mais fortes e conscientes.

A VIDA NÃO PODE CRESCER SEM DESAFIOS

"A morte irá tirar tudo de você. De mãos vazias você veio e de mãos vazias você irá ... a menos que você olhe para dentro, você vai permanecer vazio.

Olhe para dentro e você se tornará um imperador, o mendigo imediatamente desaparece de você. A mente é um mendigo e a alma é um imperador.

Conhecer a si mesmo é saber que nada é necessário, que tudo já está dado. "Que eu tenho o maior tesouro, que eu tenho todo o reino de Deus, que não há nada a adicionar a ele - nada pode ser acrescentado a ele, ele já é perfeito".

Então, se você deseja pesquisar e procurar, procure pelo verdadeiro tesouro - que não pode ser tirado pela morte. Este é o critério: o que pode ser levado pela morte é um tesouro falso, o que não pode ser tirado pela morte é o verdadeiro tesouro.

E haverá muitos problemas e muitas dores na vida - eles fazem parte do crescimento. Aceite-os pelo que são. Isso não significa tornar-se mórbido, isso não significa tornar-se um masoquista.

Tudo o que acontecer, suporte. Mas se você pode melhorá-lo, se você pode modificá-lo, modifique-o...Um perigo é que as pessoas começam a brigar com cada dor na vida, querem evitar todas as dores - mas, então, o crescimento é evitado. Esta é uma armadilha.

Outra armadilha é: as pessoas começam a aceitar as dores, não só aceitá-las, mas convidá-las- não somente convidar mas criar dores. Como se através de muitas dores, elas fossem crescer mais rápido. Elas se tornam autodestrutivas, elas tornam-se suicidas. Ambos são extremos e ambos têm de ser evitados.

Se alguma dor vier em sua vida, aceite-a, suporte-a - atentamente, cresça através dela. Se você perceber que pode modificá-la um pouco aqui e lá, então, modifique - porque a modificação também é parte do crescimento...

O sábio não está exposto, realmente, a qualquer agonia, qualquer inferno.
Seja o que for a que o sábio esteja exposto, é parte de uma vida de crescimento.

A vida não pode crescer sem desafios. E dores, misérias, sofrimentos, trazem desafios. Você não pode tornar-se consciente sem sofrimento. Sofrimento evoca a consciência em você".
OSHO -

18/07/2012

A MENSTRUAÇÃO E A LUA
Autor: José Laércio do Egito


" Embora a ciência oficial não reconheça, nem por isso deixa de existir uma forte ligação entre a Lua e a mulher, a qual deixou de sentir a interação entre a sua menstruação e as fases da Lua, como resultado de um ardil estabelecido contra o feminino. Hoje as mulheres vivem repletas de queixas orgânicas, psíquicas preocupantes, e para se curar de inúmeros distúrbios não será por meio do uso apenas de remédios, bem mais que isso ela precisa reintegrar-se com a natureza em geral e com a Lua em especial.
Não se pode negar que a Lua exerce uma ação muito grande sobre vários elementos da terra. Não é somente sobre o mar, produzindo marés. Existe o chamado princípio físico da capilaridade que controla o fluxo líquido em tubos capilares. Tudo o que depende de irrigação capilar, sofre influencia da Lua, pois ela não tem ação somente sobre a macro-maré (oceano), mas também nas micro-marés (fluxos capilares).
O mecanismo que faz com que a seiva de um vegetal flua para cima é regido pelo principio da capilaridade. É por isso que a Lua interfere tanto na terra. Se não houvesse o efeito da Lua, o mecanismo de capilaridade, de fluxo de seiva seria totalmente diferente e com certeza o mundo vegetal seria diferente, composto por outro tipo de flora; consequentemente tudo aquilo que depende das formas vegetais conhecidas seriam influenciadas. Sem a Lua não haveria maré, e sem maré o ritmo do vento seria diferente, assim toda a vida manifesta biologicamente na terra seria drasticamente afetada. A menstruação é um processo que envolve vasos capilares (micro artérias e veias), portanto sujeita aos princípios físicos que regem a capilaridade. Naturalmente a gravidade lunar interfere nesse processo do qual a menstruação tem a ver diretamente. Essa é uma explicação física, mas há outros processos em nível de energia que nesta palestra declinamos de descrever.

Na verdade o organismo produz hormônios que agem sobre a circulação genital, em especial a ovariana e uterina; agem sobre a micro circulação genital e disso resulta um conflito muito grande, por um lado a substancia química provocando, por exemplo, uma dilatação, enquanto por outro a Lua provocando uma vaso constrição. É bem diferente quando as duas ações estão em sincronia.
Diante do que escrevemos; a mulher deve estabelecer uma sincronização do seu organismo com as fases da Lua. Para isso há vários meios, talvez o mais simples seja o estabelecimento de um diálogo constante com a Lua, falar com ela, vê-la com carinho, admira-la; cante canções que falam do luar; escute música relacionada, permaneça algum tempo exposta a sua luz. Converse com ela, aja como se ela fosse sua confidente. Na verdade talvez essa comunicação não ocorra como algo objetivo, mas o propósito é condicionar a mente a interagir de acordo com a fase da Lua. Nenhum aparelho pode registrar que um diálogo seja assim estabelecido, mas indubitavelmente a mente começa a atuar de conformidade com o rito lunar. Mesmo que o mecanismo de atuação seja imaginativo, seja um processo de condicionamento mental, não faz diferença, não importa se se trata de uma ocorrência objetiva, pois o que realmente interessa que seja efetiva, mesmo que se trate de algo se é algo objetivo, ou mesmo sugestivo, ocorre. O que é significativo é a ocorrência de um condicionamento mental atuante.
Na fase crescente, procure imaginar seu útero aumentando suavemente de volume, sua menstruação ocorrendo na fase da Lua Cheia, que independentemente do processo que determine isso a mente que comanda as funções orgânicas, o fluxo menstrual vai se regularizando progressivamente. Quando a imagem da Lua for diminuindo, visualize o útero também diminuindo.

Por certo que a pessoa com essa prática não vai sentir o efeito nos primeiros meses; a dissintonia que existe na maioria das mulheres é um processo demorado de ser solucionado, pois precisa ser quebrado aquilo que por anos e anos foi sendo estabelecido. Romper com um processo “cristalizado” não acontece rapidamente. Mas, com a persistência o efeito será notável; chegará o momento em que o organismo estará plenamente sincronizado com as fases da lua.
Assim como na crescente a imagem lunar vai se ampliando, o mesmo também irá ocorrendo com o endométrio, para iniciar o processo menstrual nos dias da Lua Nova. Ver a Lua como se ela fosse se esvaziando – minguando – e o mesmo ocorrendo em seu organismo, que algo está se exaurindo dele (energia espúria). Esse processo necessita tempo, mas após poucos anos seu ciclo estará totalmente em sincronia com a fase da lua, por certo a menstruação ocorrerá na lua cheia, sua saúde ginecológica será ótima e a menopausa sem problemas. No passado, em especial nas culturas nativas, a menstruação era uma atividade fisiológica com ciclo exato de 28 dias (ciclo lunar) e a menstruação ocorria precisamente na Lua Nova. Na medida em que a mulher perdeu o vinculo com a Lua, a sua menstruação se tornou aleatória, irregular em freqüência em duração, e isso é causa de muitos distúrbios ginecológicos, e de outros sistemas orgânicos, em especial no campo psíquico.

Não estamos afirmando, mas também não estamos negando, que esse processo de sintonia seja determinado fisicamente por alguma força física da Lua. Para as pessoas comuns, é mais fácil aceitar que seja uma decorrência de um condicionamento puramente mental. Não se pode negar que o mental pode facilmente ser condicionado, o organismo tem os chamados reflexos condicionados; muitas funções podem ser condicionadas, e essa interação entre a mulher e a Lua também o pode ser. Certos exercícios podem atuar como efetivadores de reflexos orgânicos, e no caso em estudo, regularizando o ciclo menstrual e, consequentemente, corrigindo muitos distúrbios.
Entre as mulheres vem sendo desenvolvida uma repulsa tão grande à menstruação, que muitas estão provocando através se hormônios uma amenorréia (falta de menstruação). O resultado é previsível, elas pensam que ficam livres do incômodo físico, na verdade isso acontece, porém a um altíssimo custo. Elas ignoram que com essa prática vão se tornando um “poço” de problemas orgânicos, de distúrbios cada vez mais sérios, em especial na área mental, um processo crescente de neurotização ou o que é pior de cancerização.
A Lua não atua sem o Sol, há necessidade de plena interação entre esses dois astros, de igual forma a mulher não atua plenamente sem o homem. Masculino e feminino são polaridades de uma mesma condição. Na união das polaridades está o Infinito, na verdadeira união entre o masculino e o feminino está o equilíbrio infinito.
Há muitos outros exercícios para a regularização da menstruação. Há outros complementares, e até mesmo básicos para o restabelecimento da interação entre a mulher e a natureza.
Avante, tenham coragem, invistam no processo de sua libertação, reconquistem o poder feminino que lhe usurparam. Você, minha amiga, lembre-se, é representante da Mãe Natureza.
Os lenhadores sempre afirmaram que a madeira cortada em período de lua cheia facilmente era atacada por insetos, por isso para a obtenção de madeira resistente eles só abatiam arvores em “noite escura” – período de lua nova. Os botânicos diziam que isso não tinha fundamente, que era superstição apenas, mesmo que a pratica mostrasse o inverso. Depois foi a própria ciência quem descobriu a razão. No período de lua cheia os capilares que conduzem a seiva se dilatam e assim muitos alcalóides podem ascender pelo caule. Quando a arvore é derrubada nessa fase há mais desses alcalóide e consequentemente mais alimento para insetos, tais como o cupim, por exemplo. Assim mais facilmente a madeira é preferida pelos insetos devoradores."

2 0 0 6 - 3 3 5 9
T E M A 1.6 9 5

16/07/2012






A mulher e a sombra do feminino

Longe de ser somente um processo histórico e social, a supressão do feminino criou uma espécie de sombra no inconsciente coletivo feminino, ou seja, a Deusa ferida no âmago da estrutura feminina manifesta-se através do fenômeno do feminino sombrio.

No contexto individual, a perpetuação desta parte desconhecida, machucada ou reprimida, dá-se através da transgeracionalidade. Ou seja, de padrões psicológicos negativos e até destrutivos, que irão atrair situações e pessoas energeticamente compatíveis, criando e recriando problemas não assumidos, que são transferidos inconscientemente nas famílias de uma geração de mulheres para a geração seguinte.

A escritora Clarice Lispector certa vez disse que "a mulher não tá sabendo, mas ela tá cumprindo uma coragem. A coragem da mulher é a de não se conhecendo, no entanto prosseguir, e agir sem se conhecer exige coragem". A mulher paga um altíssimo "preço emocional" por causa desse prosseguir, sem buscar a raiz de seus medos, sem curar seus traumas e bloqueios e, muitas vezes, a mulher limita setores importantes da vida em função, justamente, das limitações do seu próprio "eu", como, por exemplo, os setores profissional e amoroso.
A mulher comum, ao longo do século passado, iniciou um importante processo de auto-percepção onde se viu reprimida no âmago da sua feminilidade, inferiorizada no seu papel social e desconhecida na sua própria sexualidade.

E iniciou um processo de liberação. A principal atitude das mulheres foi a chamada revolução sexual: queimaram sutiãs, vestiram calças, tomaram anticoncepcional, foram trabalhar... e escravizaram a si mesmas, pelo motivo de que em nenhum momento deixaram de ser mulheres, isto é, tentaram uma liberdade de ser fazendo tudo o que os homens faziam (sexo livre, trabalhar fora, independência), porém o interior das mulheres continuou carregando a sombra da Deusa: as mulheres desenvolveram atributos importantes, porém não curaram as feridas da alma feminina...

Como disse Clarice, a mulher prossegue sem se conhecer... pois todo aquele movimento feminista não deu às mulheres a autonomia mais necessária de todas, que é a libertação das pendências emocionais que fazem com que até a mais bem sucedida das mulheres sofra por determinados "amores". São várias as chagas da deusa ferida e cabe a cada mulher a tarefa de reconhecê-las e curá-las. As deusas são atributos femininos riquíssimos de significado, porém, muitas vezes, para que esses atributos fluam positivamente em nós, torna-se necessária uma viagem interior, visitando as faces dessas deusas, reconhecendo quais foram feridas em algum momento de nossa vida, quais não foram feridas mas estão de certa forma "reverberando" alguma ferida familiar e ainda estão vivendo um padrão negativo - a sombra, à espera de resgate e salvamento.

Um parceiro para alimentar a inhaca - E o que acaba acontecendo com muitas mulheres desavisadas por aí afora? Uma espécie de cura ao contrário, a mulher atrai um parceiro perfeito para toda a sua "inhaca interna", ele ativa e alimenta suas sombras, seus medos, e suas deusas doentes são ativadas... e a mulher começa a ser magoada e sofrer e não consegue entender por que sempre isso, não reconhece que está alimentando um câncer emocional, muitas vezes perdendo a noção de limite e tentando fazer aquilo dar certo, num verdadeiro massacre interior...

Saber de suas sombras é o primeiro passo para sair do círculo vicioso... reconhecer uma Atena ferida que tem medo de lidar com seus sentimentos e sua sexualidade, e que vive só o racional da vida, muitas vezes escondendo-se atrás de um papel profissional... reconhecer a chaga de uma Hera, que vive um pretenso casamento perfeito, mas delega o poder pessoal ao marido e vive a vida dele como se fosse a sua... até ser traída... e depois ainda recusa-se a perder o papel de esposa, convivendo com as traições de Zeus... reconhecer uma Deméter ferida, aquela que vive só para os filhos e que faz até do marido um filho, depois ressente-se quando estes crescem e vão embora, aquela que nutre toda a família, mas não busca sua auto-realização, sendo ela própria a maior carente da relação.

E a chaga de Afrodite então nem se fala, a mulher que por necessidade de "amor" e atenção aceita ser objeto sensual e sexual, vive muitas vezes o papel de amante, mas gostaria mesmo de ser a esposa, de ter um homem que a honrasse, e quando o tem, ainda acha que tem que garantir sua feminilidade sendo a mais bonita e mais sensual a todo momento e a qualquer preço.
A sociedade alimenta muito esse papel de Afrodite, através de ditames de beleza impostos, como a beleza padronizada por peitos e bundas esculturais (de silicone), cabelos lisos, longos e perfeitos (de escova progressiva) e abdomes secos (de lipoaspiração), sem falar que agora a mulher não se dá mais o direito de envelhecer, enrugar e tornar-se uma anciã, e aí, dá-lhe reposição hormonal! Será mesmo que tudo tem que ser firme até a hora da morte? E onde fica o espaço e o direito à diversidade humana?
Enquanto a indústria da beleza forçada fatura milhões com toda essa insanidade, será que a mulher que se submete a tudo isso, está realmente ganhando o que espera? Tem amor de verdade? Tem segurança emocional? Satisfaz-se em somente aparentar o que na verdade não é? E quem não tem grana pra manter toda essa beleza plastificada? Vai viver insatisfeita, infeliz?
Olha, já vi gente fazendo empréstimo pra pagar silicone e lipoaspiração, mas por dentro continuam inseguras, deprimidas e ainda por cima endividadas. E continuaram compensando suas carências emocionais com comida, o que significa que em pouco tempo o resultado de suas lipoaspirações foi por água abaixo.

Mulheres... por favor, honrem-se de verdade! A primeira cirurgia deve ser a plástica interior, ficar bonita por dentro, ficar poderosa por dentro, ficar firme por dentro. Realmente, prosseguir sem se conhecer exige coragem, mas decidir conhecer-se e mudar-se exige mais coragem ainda. Coragem para se reformular, recomeçar, transformar, reeditar, de dentro pra fora - o que é muito diferente se sair se "recapando" por aí.

Ainda bem que neste exato momento muitas mulheres estão tendo este yinsight, de perceber que são muito mais do que julgavam ser, que não são apenas um corpo a satisfazer padrões, ou uma profissional workaholic, ou uma esposa, ou uma mãe, ou uma amante, ou uma vítima dos acontecimentos, e que o conjunto das faces da Deusa só vai existir em equilíbrio se a cura de determinadas sombras for realizada.
A mulher que buscar o reconhecimento das suas forças interiores e a integração dos atributos das deusas provavelmente vai parar de culpar a vida ou seus amores fracassados pela sua infelicidade. Ela vai resgatar seus pedacinhos de mulher, vai aproveitar e reciclar o que deve ser valorizado e vai se dar conta do que deve amadurecer e deixar morrer... como a Grande Mãe faz na sábia natureza.

Consigo mesma, na alegria e na tristeza - E assim pode surgir um novo modo de SER, de onde pode surgir um jeito de amar novo, descentralizado - o que não significa superficial. Mas para ter um relacionamento genuinamente novo, tem que primeiro poder: muitas mulheres nas suas condições atuais devem se questionar a respeito: "Será que sou capaz de ter uma postura diferente, um amadurecimento emocional, ou só estou carente e com medo de ficar sozinha?"
E, dependendo da resposta, antes de quererem amar e ser amadas, devem buscar primeiro o setor de capacitação. Não é papo de RH: é buscar a capacitação para poder relacionar-se bem com o ser amado sem torná-lo eixo condutor da sua própria vida, coisa que muita mulher acaba fazendo sem querer, porque vive na sombra das deusas e projetando a suposta solução desse vazio interior no companheiro. Esse jeito de amar descentralizado consiste em manter o "gráfico da vida" equilibrado, dividido em fatias mais ou menos parelhas, sem separar fatias grandes demais para algo ou alguém, evitando assim a desilusão.

Quando constatamos que realmente tudo que faz parte da vida é transitório e que não podemos segurar nada nem ninguém pra sempre conosco, conseguimos perceber que a única permanência da vida somos nós mesmos. E então percebemos que este eu mesmo que nos acompanhará eternamente vive melhor se aprender a crescer, a se autoconhecer, a curar suas feridas, a perdoar, se perdoar e libertar-se de medos e limitações antigas...

A mulher deveria pensar que, se ela está destinada a conviver consigo mesma, na alegria e na tristeza, o ideal é que ela faça isso com a maior consciência possível, o melhor é que ela esteja inteira e não esperando ser completada por uma metade que na verdade não lhe pertence. As pessoas não se pertencem, elas podem apenas se aproximar muito e interagir, ser companheiras e amarem-se, mas a individualidade do outro é um fato intransponível que deve ser aceito, como aceitamos que precisamos de ar para respirar. Amar é lindo, mas quem sabe amar de um jeito lindo?
Só quem está muito consciente, muito íntegro, muito amoroso e, desta forma, ama.

A cura do feminino na vivência do amor envolve uma tomada de consciência de que talvez aquilo que pensamos ser amor seja outra coisa qualquer que nos acomoda e nos conforta em nossas limitações. Envolve também a constatação de que para mudar nossa vida e o que não dá certo nela, só mudando a nós mesmas, sanando feridas, colocando um ponto final nos sofrimentos antigos e orgulhos feridos que não servem pra mais nada. Os relacionamentos amorosos vão dar um salto quântico quando a mulher e o homem amadurecerem de verdade, porque envelhecer não é sinônimo de crescer, carência não é sinônimo de amor, e estar junto não é sinônimo de amar.

Ir em busca da sabedoria da Deusa é a caminhada ancestral da mulher rumo ao amor por si mesma. Há muito ainda para ser plantado no solo fértil da Deusa e, somente com a própria taça transbordante, a mulher poderá brindar o amor junto com o homem.


Carla Lampert




Coisas que eu sei, para quem precisa saber

Há mulheres precisando urgentemente assumir suas lobas, suas leoas, suas rainhas, suas deusas... Tirar das sombras e porões algo muito profundo e vivo que espera por liberdade, ar fresco e diversão.
Buscam isso externamente e chamam de outras coisas, principalmente de busca por um amor. E buscam... e não encontram... e choram... e se cansam de chorar... e começam outra busca... e assim o ciclo continua.

É por ver tanto disso acontecer que continuo dizendo: mulheres, aceitem-se, amem-se, sejam egoístas e egocêntricas e serão muito felizes... mas elas insistem em cuidar de alguém, algo que não a si próprias, suas vontades e sonhos e realizações... insistem em querer o pior, o que dói e machuca... vejo muita carência afetiva e muito poder pessoal entregue a terceiros, quartos, quintos, vigésimos... que a Deusa interior de cada uma acenda nestes corações femininos uma chama forte o suficiente para queimar as ilusões e fazê-las acordar para si mesmas, para a vida que insistentemente mostra o caminho inviável através da decepção e do sofrimento, tentando assim recolocá-las no caminho da felicidade e da paz que suas almas anseiam.

A roda de repetições é a prova real do erro, da escolha mal-feita, da falta de auto-estima, da carência, do medo da solidão. Gostaria de instigar essas mulheres queridas a repensarem a si mesmas, a se reformularem, e principalmente a se determinarem a parar de percorrer insistentemente os mesmos caminhos da dor e do sofrimento, causados pela ilusão.

Acordem as lobas, as leoas, as ursas, as águias, acordem as serpentes adormecidas! Chamem essas forças anímicas para dirigirem suas vidas com sabedoria e proteção... e limites, principalmente. Sejam territorialistas, defendam o território sagrado do coração, que é o primeiro lugar que deixam ser invadido e conquistado por caçadores, rapineiros e carniceiros. Acordem os instintos, acordem a intuição, aprendam a cheirar, sentir, pressentir o perigo.

Existe uma mulher pronta para escolher e dizer não - Mulheres: mais instinto, menos ilusão, mais independência emocional e intelectual. Ontem você pode ter sido uma garotinha indefesa, mas hoje, perceba... você cresceu! Falta exercício de poder, comece a praticar o seu próprio empoderamento pessoal. Falta parar de procurar no outro o que você não tem dentro de si. Você pode começar percebendo este erro, a inversão na rota desta busca. A busca é pessoal, o que você quer para você tem que ser criado em você, não pode ser tirado de outra pessoa, por isso estas relações onde todos acabam virando assaltantes uns dos outros...

Hoje existe uma mulher pronta para escolher, selecionar, dizer não e mandar na própria vida. Ou, pelo menos, pronta para começar a fazer isso a partir de agora, baseada nas experiências, na sabedoria interior, no faro... mas, para isso, há que se assumir esta força e essa mulher que aí existe que quer ser o que é sem restrições, sem machismo nem feminismo, apenas SER sem preconceitos e com liberdade. Vamos dispensar, de uma vez por todas, essa energia velha de dependência emocional que me cheira a vampirismo mais do que qualquer outra coisa - e isso vale para homens e mulheres.

Amar é diferente de entregar o mais precioso de si numa bandeja querendo algo específico em troca e depois se decepcionar, porque quem se decepciona é porque se iludiu e quem se ilude é porque não quis enxergar a verdade, e sim suas próprias expectativas projetadas. Que expectativas são essas que levam sempre ao mesmo malfadado resultado? Só podem ser expectativas irreais. Pense no tempo que você leva tentando curar uma ferida causada pelas ilusões e caia fora desse ciclo vicioso, porque infelizmente o "amor" ruim, esse bem sofrido e doloroso, é algo que vicia e prende as pessoas, e pode levar à destruição quase total de um coração.

Suas relações são feias, destrutivas, torturantes? Péssimo sinal, você está totalmente fora do prumo porque está desconectada do seu poder pessoal, você precisa começar do zero, construir um novo eu, fortalecer-se, empoderar-se, mudar essa frequência que só capta lixo energético.
Seja lá o que você tanto deseja, está dentro de você, somente dentro de você, não procure em coisas, muito menos em pessoas, simplesmente pare de procurar. Permita-se ser agora aquela parte de você que ainda não foi, mude a dimensão, altere a rota, pule pela janela, abra suas asas e voe, ouse, realize-se, antes que todo o seu tempo passe e você chegue à conclusão que deveria ter voado, ousado, realizado e não o fez porque estava muito ocupada procurando a coisa errada no lugar errado.



Conto Budista - A beleza transitória.

Há muito tempo, quando o Buda Sakyamuni estava no Pico da Águia, houve uma cortesã chamada Lótus, na cidade de Rajagriha. Ela era mais bela do que qualquer outra mulher da cidade, e não parecia haver ninguém que pudesse se igualar à sua beleza. Todas as mulheres a invejavam e todos os homens a adoravam. Por tudo isso, um dia, Lótus concebeu um desejo de iluminação e decidiu segregar-se dos assuntos mundanos, tornando-se uma freira budista.

Ela partiu para o Pico da Águia para visitar o Buda Sakyamuni. No caminho, sentiu sede e parou num riacho de águas límpidas. Quando estendeu suas mãos para a água, ficou impressionada com o reflexo de seu rosto na superfície e foi cativada pela sua própria beleza. Seus olhos claros, seu nariz afilado, lábios vermelhos, maçãs rosadas, cabelos exuberantes, e a perfeita harmonia de suas feições combinavam completamente, convencendo-a de que era extraordinariamente bela.

Ela pensou: "Que mulher bonita sou eu! Por que pensei em querer deixar de lado este corpo belo e viver como uma freira budista? Não, não farei isto. Com uma beleza como a minha, tenho certeza que encontrarei a felicidade. Que idéia tola a de me tornar uma asceta." Imediatamente, ela virou-se e começou a retornar o caminho que havia feito.

No Pico da Águia, o Buda Sakyamuni havia assistido Lótus durante o tempo todo. Ele achou que estava na hora de ajudá-la a desenvolver o desejo de iluminação. Utilizando-se de seus poderes ocultos, o Buda transformou-se numa mulher extraordinariamente bonita, muito mais bela ainda do que Lótus, e a esperou no caminho ele Rajagriha.

Desconhecendo a intenção do Buda, Lótus, enquanto imaginava vários prazeres mundanos, encontrou uma mulher desconhecida muito bonita no sopé de uma montanha. Atraída pela sua beleza, Lótus dirigiu-se espontaneamente a ela: "Você deve ser estranha por aqui. Para onde está indo completamente sozinha? Você não tem marido, filhos, irmãos? O que uma mulher tão bonita está fazendo aqui totalmente só". A desconhecida respondeu: "Estou voltando para a cidade de Rajagriha. Sinto-me um tanto quanto solitária caminhando o trajeto todo. Se não for inconveniente, poderia acompanhá-la?"

As duas mulheres logo se tornaram bastante amigas e viajaram juntas pela colina.Quando passaram por um pequeno lago, decidiram descansar um pouco. Elas sentaram-se na grama e conversaram por algum tempo. Enquanto Lótus falava, ela repentinamente adormeceu, com sua cabeça sobre os joelhos de Lótus. No momento seguinte, sua respiração cessou.

Diante do olhar aterrorizado de Lótus, o corpo da mulher começou a degenerar exalando um odor cadavérico. O corpo inchava grotescamente, a pele se rompia e as entranhas saíam e logo foram infestadas por vermes.

O cabelo da mulher morta caiu de sua cabeça, seus dentes e sua língua separaram-se de seu corpo. Era realmente uma visão odiosa.

Vendo essa fealdade apavorante diante de si, Lótus ficou pálida, pensando: "Mesmo uma beleza celestial, é reduzida isso quando morre. Não obstante o quão confiante eu era de minha beleza, não tenho meios para saber por quanto tempo irá durar. Oh! como fui estúpida! Devo procurar o Buda e buscar a iluminação." Então, Lótus dirigiu-se novamente ao Pico da Águia.

Chegando à presença do Buda, Lótus atirou-se diante dele e relatou-lhe o que havia acontecido a ela no caminho até lá. O Buda fitou-a com benevolência e pregou-lhe os quatro seguintes pontos: todas as pessoas envelhecem; mesmo um homem muito forte infalivelmente morrerá; não importando o quanto a pessoa viva feliz com sua família ou amigos, o dia da separação certamente virá; e ninguém pode levar a sua riqueza para o mundo após a morte.

Lótus compreendeu imediatamente que a vida é efêmera e que somente a Lei é eterna. Ela aproximou-se do Buda e pediu-lhe que a aceitasse como sua discípula. Quando o Buda deu-lhe a sua permissão, seus abundantes cabelos pretos caíram no mesmo instante e sua aparência transformou-se completamente na de uma freira budista. Desse momento em diante, ela devotou-se sinceramente à prática budista, e atingiu eventualmente o estágio de arhat, sendo qualificada a receber os oferecimentos e o respeito das pessoas.

fonte desconhecida
Atendendo a pedidos, ai vai a Simbologia da Medicina dos Animais


ABELHA
A medicina da comunicação e da organização. Para organização, fortalecer e harmonizar comunidades, grupos de trabalho. Para obter o
néctar da vida (associada à sexualidade) as doçuras da vida. Simboliza a honra à Grande Mãe (Abelha Rainha) e para louvar a Mãe Terra. A comunicação entre as abelhas é excelente, evoca-las quando precisar comunicar suas idéias e opiniões, fazer apresentações, palestras, etc

ÁGUIA
É a medicina da visão ilimitada, da iluminação. Para ultrapassar os limites deste e mundo e alcançar outros reinos, desenvolver os poderes xamânicos, ver à distância, livrar-se de preconceitos. A medicina da águia amplia a percepção sobre nós mesmos, ensina-nos a enfrentar o novo, o desconhecido. Estimular a criatividade, clarear as idéias. Para iluminar a escuridão da ilusão, e enxergar num nível mais alto. Inspira a elevação do espírito a grandes alturas, e a visão interior. Eleva nossas orações para o Universo. É o poder masculino elevado. A consciência elevada.

ALCE
É a medicina da resistência. Para habilidades organizacionais, e gerenciais. Evocar para estabelecer prioridades. Para poder, confiança, potência, auto-estima. Para obter orientações em negócios. Trazer energia. Dar ritmo para as coisas. Energia fraternal. Interação com pessoas. Autoconfiança, garra, motivação. Para assumir responsabilidades. Habilidade para delegar. Colocar energia, pôr em prática.

ANDORINHA
A Medicina da proteção do lar. Calor ( no sentido das emoções ) Ela acompanha o ar quente, é considerada um dos grandes sinais do verão. Algumas tribos dizem que a andorinha roubou o fogo do Sol e trouxe para a Terra, nas penas do rabo, por isso o rabo daquela forma. É associada ao fogo e ao Sol. Reflete proteção para o lar e preservação de desastres, especialmente fogo e raios. Ela inspira que o tempo estará bom, quando voa baixo indica chuva. Ela também come insetos, ajuda a controlar os insetos e numa forma xamânica de pensar, que tipos de insetos nos aparece para atormentar ( principalmente os mentais ) ? Aquelas irritações acumuladas Também nos ensina a livrar-nos de perspectivas mundanas.
A chave para ela também é a objetividade. Por manter sua objetividade você estará hábil para proteger o lar e aquecer sua vida e a vida dos que se aproximam de você. A andorinha ajuda a limpar o meio ambiente de pestes e a criar uma energia de amor e calor em nossos lares

ANTA
Medicina da longevidade. Gentileza, compreensão.

ANTÍLOPE
medicina da cautela, do silêncio. A consciência mística através da meditação. A ação, a calma. Com ele compartilhamos a disciplina de sermos calmos e silenciosos. Podemos evoca-lo para conseguir um estado de meditação. Sua medicina é a sabedoria para poder saber quando permanecer quieto e quando tomar a ação apropriada.

ARARA / PAPAGAIO
É a medicina do arco-íris. Para rituais de cura, preces e para evocar a energia do Sol. Para conexão com o poder de cura das cores (cromoterapia) . Ponte entre o reino dos pássaros e o homem. Ajuda no senso de diplomacia. Excelente para trabalhar a retórica, comunicação com o público, palestras, aulas, apresentações, etc.

ARANHA
É a medicina da criação. Para compreender melhor a "teia da vida". Evocar para criatividade e imaginação. Inspira a visão, e o poder para trazer nossos sonhos até a realidade. Para obter independência e coragem para rompermos com armadilhas que criamos sejam emocionais, ou espirituais. Para rompermos a teia da ilusão, construirmos novos sonhos, para sonharmos mais, para tecer sua própria vida.

ARRAIA
Medicina para compreender as diferenças. Habilidade para nadar lentamente através das águas emocionaos.

AVESTRUZ
É a medicina da segurança, do centramento. Para que os conhecimentos de outros reinos possam ser colocados em prática. Para esfriar a cabeça, dominar impulsos calmamente. Para tornar-se discreto, invisível, passar desapercebido. Para aumentar o apetite e facilitar o processo digestivo. Assimilar novos conhecimentos com os pés no chão.
BALEIA
É a medicina dos registros, da recordação, sabedoria. Proteção contra energias negativas, poder físico, O poder da sabedoria ancestral, da inteligência. Os registros antigos da Mãe Terra. Acessar o subconsciente, para explorar a história do planeta. Os mistérios profundos. A cura do corpo físico e o equilíbrio do corpo emocional, aliviar tensões. Para ouvir e cantar canções e explorar a individualidade, desenvolver telepatia. Conexão com a Mente Universal. Para contar histórias e recordar histórias antigas, sejam as suas próprias, ou as da humanidade.

BABUÍNO
Medicina da defesa da família. Conexão com o sagrado e sabedoria.

BEIJA-FLOR
A medicina do amor, da suavidade, da alegria, da claridade. Evocado para a graça, beleza, delicadeza, força, paixão. Para clarear conflitos emocionais e questões envolvidas com o amor. Evocar para a felicidade, boa sorte, cura física. Para abrir o coração e a mente a se moverem para outras direções, em momentos que são necessárias mudanças. Para trazer mais alegria, mais colorido, poder voar em várias direções. Para o amor romântico. É o mensageiro da cura.


BESUROS, JOANINHA, ESCARAVELHO.
É a medicina do renascimento. Associado com o Sol, para evocar deidades solares, mudanças, nova vida, transformações, proteção, rever aspectos da vida, autoconhecimento, paz. Para trabalhar com vidas passadas, alinhamento espiritual.

BORBOLETA
É a medicina da transcendência e da transformação. Para termos consciência e compreendermos nossos sonhos, viagens astrais. Obtermos inspiração e transformarmos momentos difíceis em momentos de crescimento e evolução. Evocada para obtermos ajuda para o nosso desenvolvimento espiritual, buscar a transcendência e transformação, liberdade e novas etapas, ir para dentro e transformar-se, clareza mental para encontrar o próximo passo.

BÚFALO
A medicina da paz e da harmonia. Evocado para rezar. Para que nossas preces sejam atendidas. Para buscar a paz e buscarmos a nós mesmos. Simboliza a energia ancestral. Ajuda na conexão com a Sabedoria Universal, com nosso corpo mental, nosso intelecto. Pose ser chamado para trazermos mais resistência nos desafios da vida. Ressonância harmônica, tolerância, abundância, gratidão, louvar e honrar o nosso caminho, o sentido do sagrado, também são atributos do búfalo. É o pacificador. Burro/Jumento
É a medicina da humildade. Ajuda-nos a aprender lições. Evocar quando precisar manter uma posição fixa, defender uma idéia. Para paciência, humildade, despertar o potencial, obter reconhecimento após um trabalho árduo.

BURRO/ASNO/JUMENTO
Medicina da resistencia e obstinação. Habilidade para tomar decisões. Para dizer não e fixar firme uma opinião.

CABRA/CABRITO/CAPRICÓRNIO
É a medicina da determinação para ir ao topo. Para vencer obstáculos que nos impedem de subir, vencer as dificuldades naturais, continuar nosso caminho em direção a luz. Para sensualidade e sexualidade (Pan). Para nutrir-se de energias, proporcionar bom humor. Subir para encontrar o Eu Superior. Novos empreendimentos que exijam esforço. Novas escaladas, novos desafios.

CACHORRO
É a medicina da lealdade, o guia, a habilidade para amar incondicionalmente. Nos ensina amor e fidelidade. Proteção em ataques inesperados. Quando precisar ser guiado, conduzido em seu pensamentos e tomadas de decisões. Precisar de segurança. Para inspirar-nos a amar incondicionalmente. Quando tiver algo a guardar, a vigiar.

CAMALEÃO
É a medicina da clarividência, da sensitividade. Para estimular a terceira visão, capacidade de distinguir luz da escuridão, verdade e ilusão. Habilidades psíquicas e intuição, para captar energias e saber distingui-las. Ajuda a sentir a aura. Para aqueles que trabalham com bioenergética, acupuntura, foto kirlian, etc.

CAMELO
É a medicina da tolerância e da resistência. Evocado também, para economia, conservação, obter paciência, administrar recursos.

CAMUNDONGO / RATO
É a medicina da introspecção, observação, do senso aguçado. Evocar para a adaptabilidade. Tomar consciência das coisas pequenas e sutis da vida. Para apreciar as coisas simples e pequenas. Ensina a ter sucesso em atitudes simples, mas de grande sabedoria e poder, a nos autopreservarmos. Observar detalhes.

CANGURU
É a medicina dos poderes maternais, da coragem para seguir. Quando precisar se sentir protegido e seguro, de estabilidade, de calor humano. Evocar-lo quando sentir-se muito vulnerável. Para nutrir a criança interior. Para cuidados com filhos. Para saltar longe de confusões. Para se adaptar a novas situações

CAPIVARA
Medicina da fecundidade e da maternidade. Pode ser evocada para habilidades de natação, nutrição, trabalho em grupo.

CARANGUEJO
É a medicina do lar, da comunidade. Para obter várias soluções para a mesma situação. Para evocar o poder da dança, habilidade para fazer fluírem as emoções, achar novas formas, e proteção do lar.

Caracol/Caramujo
Medicina da mobilidade. Hailidade para usar o movimento lento. Defesa através do recuo. Compreender o valor do humor.

CASTOR
A medicina da construção, dos novos pensamentos. Evocado também, quando precisamos de alternativas e sabedoria para não cair em armadilhas. Ajuda a construir novas idéias, novos canais de comunicação, novas áreas de conhecimento. Para obter conforto e segurança. Para as mulheres desenvolverem um lado mais forte e os homens um lado mais doce. Evocar para construções de casas, ou de qualquer coisa, colocar projetos em prática, trabalhar em grupo.

CAVALO
É a medicina do poder interior, da ação, das jornadas xamânicas. Evocado para a liberdade de espírito, força, clarividência. É uma grande medicina. Nos mostra como carregar nossa carga, com calma e dignidade. Mostra-nos que devemos sempre ser livres. Evoca-lo para aumentar o poder pessoal, para acessar nosso próprio poder. Ajuda-nos a achar o nosso próprio lugar no mundo, a tornar-nos independentes. Também para novos estudos e pesquisas, novos projetos, iniciar alguma coisa. Para deixar nosso espírito achar seu próprio ritmo e caminhar na beleza e na graça. Simboliza a viagem xamânica, a projeção astral. Para evocar o poder em qualquer situação. Ensina a compartilhar o conhecimento recebido com os demais.

CAVALO MARINHO
É a medicina da suavidade. Evocar para fluir emoções, suavidade, elegância, leveza, brincadeiras, conquistas amorosas, danças.

CERVO/VEADO
É a medicina da gentileza e da delicadeza. Sua medicina ajuda a nos alertar nos momentos de perigo e sair delicadamente e com graça de situações difíceis. Para evocarmos a ternura, a benevolência a suavidade. Nos ajuda a tocarmos com delicadeza no coração de outras pessoas. É uma medicina sutil e penetrante, para trabalhar nossa própria densidade. Faz a conexão do coração com o espírito, traz sensitividade, adaptabilidade.

CIGARRA
Cigarras estão relacionadas com a colheita. Aqueles que tem a cigarra como totem são apressados para descobrirem a realidade. Dirigem seus estudos para saber da sua jornada pessoal da alma e passam tempo buscando seu eu verdadeiro.
Essa medicina ensina a mover-se rápidamente, assim como fazer seus parceiros moverem-se. Éa medicina dos sons acústicos. Ensina a comunicação através dos sons que pode ouvido de muito longe. Medicina para buscar coisas escondidas, verdades escondidas.Ela nos ensina como entrar no mundo subterrâneo, profundo, sem medo de a descobrir segredos que estão guardados no fundo, para trazer à superfície.É uma medicina para explorar a natureza e trazer o entendimentos sobre o que é realidade e ilusão

CISNE
É a medicina do galanteio. Evocado para celebrar o amor, para guardar e proteger nosso amor, fidelidade, fé, superar separações. Para compreendermos e aceitarmos as transformações necessárias e aceitar os acontecimentos da vida. Na sua medicina incluem, graça, beleza, suavidade, paixão, criatividade romântica. Habilidade para navegar suavemente em estados alterados de consciência, desenvolver a intuição, premonição, dons proféticos. Para evocar elegância e charme.

COELHO
É a medicina da fertilidade, do crescimento. Para ter filhos, e para ter idéias férteis. Ensina a nos tornarmos cuidadosos, evitando perigos. Para ficarmos alertas, atenciosos, conscientes. Evocar para abundância, crescimento, prosperidade.

COIOTE
Á a medicina do otimismo, do humor, da malícia. Evocado para contatar com a criança interior, com a fé e a inocência. Para evocar o sucesso na vida. Quando precisar sair de problemas. Para animar reuniões e festas, para que possamos rir mais, fazer mais brincadeiras (é a sagrada irreverência), exercitar o nosso corpo. Considerado o "Espírito Trapaceiro", derruba nossa seriedade quando queremos ser adultos demais e não nos permitimos expressar nossas emoções. Para buscar nossa essência verdadeira.

CORVO
É a medicina dos conhecimentos mágicos. Para obter ajuda nas cerimônias, conhecer mistérios, viagens astrais, para transcender as limitações do corpo físico. Como mensageiro nas preces de cura, para dons proféticos. Mudança de consciência, processos de transformação.

CONDOR / GAVIÃO / HARPIA
Possuem os atributos da águia. O Condor ainda pode ser evocado para morte e renascimento, dons proféticos, amor da mãe, purificação.

CORUJA
É a medicina das habilidades ocultas, sabedoria antiga, a vigília. Para descobrir verdades ocultas, mistérios, intuição profunda. Evocar para auxílio nos obstáculos quem impedem a presença de seus talentos e habilidades. Para que seus talentos se apresentem de acordo com a situação. Para aceitação do lado escuro (sombras) da realidade. Também para a benevolência. Evocar quando quiser conhecer o lado sutil da consciência, áreas inexploradas da consciência. Para discernimento da verdade, do que nós estamos buscando. Ligação com a lua. Para conhecer as sombras, poderes psíquicos, habilidades ocultas. Para melhor observar, prestar atenção.

DONINHA, FURÃO, MARTA
É a medicina para olhar além do superficial. Para não subestimar, nem superestimar os outros ou situações. Para intuição, ser inspirado por poderes sobrenaturais dentro de nós mesmos. Para determinação, coragem, tenacidade. A arte da dissimulação, da persuasão. Para perceber o que competidores farão. Poder de observação, de esconder, de manter segredos, da vidência. Habilidade de ver razões escondidas atrás das coisas, poder de observação, astúcia, ação secreta.

ELEFANTE
É a medicina da memória ancestral. Evocar para guiar caminhos. Inspira amor próprio, auto-suficiência, força, longevidade, cura. Para ser guiado em caminhos ancestrais. Para obter boa memória e habilidade para aprender. Pode ser evocado para estudos, provas e trabalhos intelectuais.

ESCORPIÃO
É a medicina da intensidade. Para força, inteligência, sexualidade. Torna as coisas mais intensas, ir profundamente em tudo, instinto de sobrevivência.

ESQUILO
É a medicina da poupança. Evocar para fazer investimentos, projetos futuros, orçamentos. Para ajudar a encontrar objetos perdidos, ou muito bem guardados. Para conseguir reservas ( dinheiro, energia, etc.) Guardar apenas o que é de utilidade, guardar e proteger coisas. Para observar pequenos detalhes óbvios para divertimentos, programação de férias ou lazer.

FALCÃO
É o mensageiro ! É a medicina da precisão. Ajuda a levar preces ao Universo, a olhar em volta, a estar atento nos detalhes, observar à distância, a enxergar oportunidades. Desenvolver capacidades não conhecidas, ocultas.

FLAMINGO
Medicina para filtrar as aguas emocionais. Para manter a finalidade da alma, da vida em grupo. Para obter equilíbrio.

FOCA / LEÃO MARINHO
É a medicina da imaginação, sonhos lúcidos. Evocar para criatividade, sonhos significativos, estimular a imaginação, lembrar de sonhos. Para colocar a criatividade em ação, inspiração, saber ouvir, imaginação ilimitada, equilíbrio emocional. Para conectar com o reino das fadas.

FORMIGA
Nós podemos evocar sua sabedoria para aprendermos como construir uma sociedade sustentável. É a medicina da paciência, cooperação, a habilidade para trabalhar duro e em harmonia com os outros. É o símbolo da construção, do trabalho bem-feito, do planejamento meticuloso, da resistência. Ela reúne o poder de 4 animais : a força do leão, organização da abelha, a agressividade do texugo, e o poder construtor do castor.

GAFANHOTO
É a medicina da voz interior. Para que sua voz interior te ajude a mover qualquer área da vida, ouvir a própria voz. Evocar para meditação, despertar instintos, saltar obstáculos, para ir avante.

GAIVOTA
É a medicina da busca pela excelência. Evocar para fazer conexão com o reino das fadas, espíritos da água, para trabalhar em outras dimensões. Mudança na comunicação, nova formas de comunicação. Para trabalhar na ecologia, para ter consciência ecológica. Para limpar certas áreas em nossa vida.

GALO
É a medicina da sexualidade, da fertilidade. Para potencializar a sexualidade, elegância, altivez, nas cerimônias (sociais, espirituais, artísticas, familiares, etc) e oferendas de energia. O poder da voz, proteção da família e da comunidade, ouvir a voz interior.

GAMBÁ
É a medicina do campo de proteção. Habilidade de ver ou perceber coisas que os outros não vêem. Quando precisar mudar pontos de vista ultrapassados, ortodoxos. Para quebrar paradigmas. Para aumentar a criatividade, encontrar novas formas de se fazer a mesma coisa. Para evitar a violência e confrontos passivos de resistência agressiva. Para estabelecer limites, para não chamar atenção. Para afastar pessoas que nos respeitam.

GATO
É a medicina do entendimento de mistérios. Sempre associado com a magia, sensualidade, intuição, inteligência. Pode ser evocada para independência, liberdade, habilidade para andar só, achar conforto, graça. Para obter visões místicas.

GIRAFA
É a medicina para ver grandes distâncias. A ponte entre o alto e o baixo. Quando você tiver que olhar mais para frente, ver pessoas por outra perspectiva, e como ver novas perspectivas afetam a sua vida, deve evoca-la. Para elevar sua mente e seus pensamentos. Obter imaginação para a solução de problemas. Clarear a visão para ver antecipadamente o que vem vindo. Para empatia e simpatia. .

GOLFINHO
É a medicina do alinhamento, do amor incondicional, dos relacionamentos harmônicos. Para se conectar com as profundezas de nosso ser, a cura através do amor, para propósitos terapêuticos. Sua medicina inspira inteligência, diversões, jogos, comunicação e sociabilidade. Evocado para a cura, iluminação do ser, pureza, paz, harmonia com a natureza e a conexão com nossa força vital.

GORILA
É a medicina da sabedoria. A sabedoria ancestral, ouvir nossa própria sabedoria. Para obter paz interior, serenidade, tolerância. Para evocar energia, força e poder, adaptabilidade. Para agir com firmeza e poder.

GUAXINIM
É a medicina do poder não mão, das práticas mágicas. Habilidade em disfarces, bom humor, habilidades para jogos e brincadeiras, são também seus atributos. Ajuda na produção de shows, apresentações, comédias. Para versatilidade, poderes místicos, energia e habilidade nas mãos. Para compreendermos nossas máscaras e nossa verdadeira face.

HIPOPÓTAMO
É a medicina do aterramento e desenvolvimento psíquico. Ligação da água com a terra. Para tocar a intuição, emoções e sensitividade e ao mesmo tempo ser prático ( com os pés no chão ). Para terminar trabalhos com eficiência. Para relaxamento. Um caminho para os ancestrais. Ele ensina a caminhar calmo e sempre, e nossa conexão com todos os seres.

HIENA
Medicina dos segredos selvagens. Adaptação, paciência, perseverança, cooperação, desefesa dos limites, comunicação no escuro. Para compreender o valor da comunidade e para ajudar nas epidemias

ÍBIS
É a medicina do alinhamento. Para conexão com as deidades egípcias. Evocar para entender a sabedoria ancestral, sabedoria, trabalhar em magia.

JACARÉ / CROCODILO
É a medicina do inconsciente profundo, da iniciação. Nos ensina a acharmos boas amizades e a fazermos alianças com pessoas que são diferentes de nós. Para transformar energias agressivas em positiva energia de ação. Para tocar em energias prima, reorganização após o caos (morte e renascimento), instinto de sobrevivência. Profunda visão e clarividência.

JAVALI
É a medicina da comunicação entre pares. Evocar habilidade para sentir o perigo, expressividade, inteligência, coragem, proteção. Habilidade para achar a verdade

JOANINHA (BESOURO)
Medicina de vidas passadas. Para conduzir ao centro do universo, iluminação espiritual, morte e renscimento

KOALA
É a medicina do movimento lento. Habilidade para superar obstáculos, para evitar brigas e desgastes. Evocar para práticas de yoga e tai chi

LAGARTO
Ë a medicina do otimismo, dos sonhos. Ensina sobre o passado, sobrevivência. Para questões de transformações, quando não sabemos ao certo o que e se devemos transformar algo. Para obter coragem para ir em frente, em tempos difíceis. Para deixar coisas velhas e criar novas coisas. Para renovar , adaptar-se ao novo. Para obter clareza em lados sóbrios da realidade. Para obter sonhos esclarecedores, e prestar maior atenção a eles.

LEÃO/LEOA
É a medicina da liderança, da força, do poder, da coragem. Associado ao Sol. Evocado para os poderes de força, vitalidade, potência sexual, saúde, energia, prosperidade, proteção. Para aumentar a autoconfiança. Quando tiver pela frente tarefas difíceis, desafiadoras. Para ter ousadia, audácia de iniciar algo. Para ter a paciência necessária, fazer com que a inteligência, vença o instinto. Quando necessitar de forças para vencer limitações, bloqueios. Para equilibrar mente e coração, emoção e intelecto, consciente e subconsciente. Trabalhar com luz e escuridão.

LEMUR
Medicina para acessar o conhecimento das florestas . Para ser despercebido. Habilidade de agarrar, segurar conceitos, idéias. Para ficar acima das brigas.


LEOPARDO
É a medicina para estudo dos mistérios das nossas próprias sombras. Para compreender melhor o subconsciente, mistérios da escuridão, desenvolvimento de poderes ocultos e sensibilidades psíquicas. Maior acesso a mente consciente. A encarar nossas sombras com coragem, força, dignidade e graça..

LIBÉLULA / VAGA LUME
É a medicina da iluminação, dos ventos da mudança. Evocar parra amadurecer as idéias, clareza mental, autocontrole. Para tornar a vida mais leve, novas perspectivas, mudanças. Conexão com espíritos da natureza, enxergar através da ilusão, ir buscar a nossa própria luz, enxergar as maravilhas da vida, misticismo, para trabalhar cromoterapia.

LINCE
Ë a medicina do segredo, do conhecimento oculto. Para conexão com mistérios ancestrais, sabedoria oculta, desenvolvimento de poderes psíquicos, sabedoria intuitiva, usar o poder de forma positiva. Usar esta medicina quando se sentir muito preso no chão, é uma medicina forte. Para tornar-se alerta. Para compreender melhor as decepções de outros. Compreender o valor do silêncio pode ser evocado para obter atmosfera de silencio e concentração. Para saber coisas importantes sobre si mesmo. Poderes de clarividência. Segredos interiores.

LOBO
É a medicina do ensinamento, do amor, dos relacionamentos saudáveis. Para trabalhar os nossos medos, através de sua ligação com a Lua. Ajuda a eliminar as nossas fraquezas e pensamentos negativos, não produtivos. Para eliminar sentimentos e pensamentos que enfraquecem o espírito. Para defender, ou conquistar nosso espaço. Ensina a caminhar longe, seja física, mental ou espiritualmente. Para minimizar conflitos ou situações tensas. Evocar para saúde, relacionamento familiar, amor romântico, esperteza, força, habilidades de liderança, para seguir adiante e liderar os outros a caminharem junto com você. Para quem é professor, instrutor, consultor, técnico, líder espiritual, etc. Para visão criativa, sabedoria, ação, fidelidade, para aprender novas coisas, ensinamento do inconsciente. O lobo é o professor, o mestre.

LONTRA
É a medicina da eficiência. Para tornar seu trabalho eficiente e proporcionar tempo para lazer, diversões etc. Para sensitividade, intuição, perceber as emoções dos outros.
Para compreender o feminino que está dentro de cada um (homem/mulher).
Para desenvolver maior expressão verbal, eloqüência. Evocar para criatividade, capacidade de inventar, improvisar, jogos, brincadeiras, festas. Para evitar ciúmes, desconfianças. Para evocar os poderes femininos.

LOUVA-DEUS
É a medicina da calma. Evocar para obter sonhos reveladores, meditação, concentração. Para acalmar a mente, os pensamentos, o corpo, e outras pessoas. Estimula dons proféticos, a terapia alternativa, pratica de respiração, artes marciais. Introspecção e silêncio profundo cura física e emocional.

MACACO
É a medicina da inteligência, da comunicação. Para realizar tarefas mentais importantes. Promover o bom humor em festas e comemorações. Para conexão com a irreverência e alegria. Para solidificar amizade, obter perícia e agilidade.

MARIPOSA
É a medicina da transformação, movimento nas sombras, encontro da luz

MINHOCA
É a medicina da renovação, da regeneração. Para rejuvenescimento, regeração de tecidos, para a pele. Evocar para auto-suficiência. Transformação, reparos, consertos, cura, regeração de maus hábitos.

MORCEGO
É a medicina da Iniciação. As habilidades ocultas, os poderes psíquicos. A habilidade para ver nas sombras, na escuridão. Evocar para expandir conhecimentos intuitivos. A ouvir nossos ecos, como o morcego, e sairmos de confusões. Quando precisamos abandonar velhos hábitos, padrões, comportamentos (morte simbólica), nos abrindo para novas experiências (renascimento).

ORANGOTANGO
Medicina da Gentileza. Conexão com espíritos da floresta. Capacidade para tratar problemas e movimentar-se acima das confusões.

PANDA
É a medicina para entender o valor de diminuir o ritmo. Conexão com crenças orientais, equilíbrio, adaptabilidade. Conexão com o Reino das Plantas.


PANTERA / JAGUAR OU ONÇA / JAGUATIRICA
É a medicina da coragem, liberação de instintos, sensualidade, poder. Evocar para esperteza, para marcar território (conquistar espaço) eliminar medos, para facilidade de julgar à distância. Para insight's, conhecimento interior, desenvolver clarividência, clariaudiência (ouvir mensagens de outras dimensões), saber escutar, sensitividade. Poderosas energias sexuais, para resolver traumas e bloqueios sexuais, força, proteção, disciplina, renascimento. A pantera negra é ligada a lua, símbolo feminino de poder, sensualidade, sexualidade, sedução. Ajuda a compreender as sombras, paixão, mistérios, elimina medos, e controla instintos e impulsos. O Jaguar promove a interação entre a mente e a alma, é o mensageiro.

PATO
É a medicina da proteção maternal, conforto, nutrição de energia. Para nutrir-se emocionalmente. Para mostrar afeição e carinho. Evocar para equilibrar as emoções com graça e conforto. Para lidar com as diversas situações que a vida apresenta. Ligado a lua.

PAVÃO
É a medicina da proteção psíquica. Para coragem, sensualidade, beleza, exuberância. Para danças e peças teatrais e movermos nosso corpo com sensualidade e suavidade, danças cerimoniais. Para celebrar a vida. Ajuda proporcionando serenidade, paz mental, relaxamento, auto-expressão, dignidade.

PEIXES
É a medicina do oculto, mediunidade, espiritualidade, místico. Aundância, fertilidade, criança, harmonia, regeneração. Balanço entre a mente e a emoção. Para situações que envolvam emoções, o psiquismo, transformações. O esturjão: determinação, sexualidade, profundidade, consistência. O salmão: força, perseverança, ir contra a correnteza ( desafios) determinação, coragem. O pirarucu: sabedoria ancestral.

PELICANO
É a medicina da reconstrução. Evocar para abundância, controlar o ego, descobrir soluções quando se sente perdido, fluir através da emoções, controlar o ego, habilidade para reconstruir

PERIQUITO
É a medicina da comunidade. Evocar para a habilidade para mudar suavemente de direção, imitação, amor, confiança. Ajuda nas metas comunitárias.

PERU
É a medicina das benções, da purificação, da nobreza, dignidade. Para ter consciência daquilo que é sagrado. Iluminação e o despertar do Eu Superior. Evoca a compaixão, a solidariedade, de colher o que plantamos. É o símbolo das bênçãos, da boa colheita, de honrar a vida. Para afastar maus espíritos, más energias, expandir a terceira visão. Conexão com energias da Mãe Terra.

PICA-PAU
É a medicina da limpeza, ritmo e amor curativo. Conexão com novo ritmo, mudanças. Para ultrapassar limites, crescimento espiritual. Talento, intuição, dons maternais. Para aumentar a criatividade, criar novas imagens mentais, , estimular para novas atividades. Evocar para tocar ou aprender a tocar instrumentos de percussão ( tambor, bateria , maracás, etc.) Energia de cura, manifestada no ritmo do poder do amor. Para mudanças ou transformações rápidas e urgentes. Vibrar ao ritmo da Mãe Terra e dos Espíritos do Trovão. Para inteligência, esperteza, regeneração.

PINGÜIM
A medicina de viver em comunidade, adaptação ao novo. Para aumentar a sociabilidade, para ser feliz com seu companheiro (a), fidelidade conjugal, lealdade nos romances. Para preservar relacionamentos e relações. Evocar para se adaptar à novas situações, para enriquecer nossa vida com maiores relacionamentos e com maior qualidade de interação. Entender a energia feminina no homem, paternidade.

POLVO
Medicina da invisiilidade. Inteligência. Para se mover rapidamente fora do perigo e destruir barreiras negativas.


PORCO-ESPINHO
É a medicina da fé, da inocência. Para ter habilidades que necessitamos no momento. Simboliza a proteção da não-ação. Boa-memoria, inteligência, inspiração para realizar coisas grandes, habilidade para expressar-se de maneira original, natural.
Humildade, alegria de viver, o poder da fé, liberar a criança interior, conectar com a essência.

PREGUIÇA
É a medicina da contemplação e logevidade.Compreensão sobre os espíritos da árvore, sabedoria de mover-se lentamente . O valor do ócio . Ócio criativo. Habilidade de alcançar as bibliotecas dentro das árvores onde todo o conhecimento da terra é prendido .Ver o mundo de cabeça para baixo Tenacidade


PUMA/ LEÃO DA MONTANHA
É a medicina da liderança, do mistério, do psiquismo. Conexão com outros reinos, mediunidade, poderes psíquicos, o poder do silêncio. Para nos responsabilizarmos por nós mesmos. Habilidade para permanecer em silêncio e coragem para andar só. Para compreendermos e seguirmos nossas intuições. Capacidade de assumir responsabilidades. A graça, a força, a iniciativa, a velocidade, a coragem.

RAPOSA
É a medicina da astúcia, sutileza, esperteza. É evocada para adaptabilidade, para harmonização com a natureza, invisibilidade (habilidade pára não despertar atenção, passar desapercebido) Para reagir rapidamente ás situações que apareçam, para observar mais, ouvir mais, sentir mais, melhorar a memória, criar estratégias.

RINOCERONTE
É a medicina da sabedoria ancestral. Para ficar em harmonia consigo mesmo. Para estabelecer conexão espiritual através de rituais e cerimônias. Evocar para formar alianças e trocas de serviços. Para ter satisfação em suas atividades, inspira aos prazeres da vida. Evocar para longevidade e saúde.

SAPO
É a medicina da evolução, da transformação. Evocado para a fertilidade, amor, parto. Habilidade para mudanças, crescimento, amor romântico. Para trazer abundância, criatividade, purificação e limpeza. Pedir poder para o curador. Para limpar a mente, as idéias, expulsar energias negativas e zombeteiras.

SALAMANDRA
Medicina de conexão entre a terra e água. Liga com memórias de vidas na Terra. Mudança. Conforto na escuridão. Hailidade para passar despercebido.

TAMANDUÁ
Medicina para encontrar objetos perdidos. Conexão ao mundo dos insetos. * A habilidade de sentir, perceber cheiros. Valor do enraizamento. Para encontrar soluções em casos difíceis.


TARTARUGA
É a medicina da estabilidade. Para obter estabilidade, perseverança, resistência, paciência, conhecimento ancestral, sabedoria, proteção. Evocar o poder medicinal da longevidade e a ligação com a Mãe-Terra. Para estar no lugar certo e na hora certa. Proteção contra inveja, ciúmes, más palavras, da ignorância. Experiência, energia de cura, organização, para construir imóveis e etc.

TATU
A medicina de estabelecer limites. Em situações de estresse, a proteção de sua casca como um escudo protetor, estabelecendo limites emocionais. Um excelente aliado para resistirmos injustiças. Evocado quando é necessários compreendermos nossos próprios limites e quando precisamos dar o limite para alguém.

TEXUGO
Há uma idéia aceita no xamanismo que sua medicina é a da agressividade. Prefiro colocar como a medicina da persistência, da luta pelos objetivos. A agressividade no sentido de obter coragem, ousadia, iniciativa, dar o primeiro passo. Ele ensina a nunca deixar de lado um sonho. Evocar para que a frustração, não nos abata de prosseguirmos em nossa caminhada. Bom evocar para a comunicação em público, para formar alianças, relacionamento com vários tipos de pessoas e seres.

TIGRE
É a medicina da preparação meticulosa. Para aproveitar as oportunidades que chegam, fazer boas estratégias/planos, a dar pausas para reavaliar a situação. Encoraja a agir rapidamente, ensina iniciativa e persistência, dá independência e auto-suficiência. Para interagir com qualquer tipo de pessoa. Aprender a aproximar lentamente.

TOURO
A medicina da fertilidade. É evocado para paixão, sexualidade, poder. Sua medicina também desenvolve o espírito guerreiro que há em nós. Proteção contra energias negativas. Poder, liderança, potência.

TOUPEIRA
Medicina para conexão com as energias da terra. Para obter conhecimento de planta, raízes, minerais, sementes, rios e tudo o que há dentro da terra. Ter orientação em locais de pouca visibilidade, para andar no escuro.

TUCANO
Medicina para descobrir caminhos em meio a obstáculos. Para afastar situações difíceis. Agilidade, destreza. Habilidade para projeção astral. Uso da cor na cura (cromoterapia) Habilidade para achar a paz em pequenos lugares.

URSO
A medicina introspecção e da Cura Física. É hibernando (poder do silêncio e da meditação) na caverna do urso (subconsciente) que vamos encontrar respostas para nossas perguntas. Pode ser evocado para poderes curativos. O Urso polar pode ser evocado para resistir a um ambiente hostil, e para trazer calor aos nossos corações. Desperta o poder feminino profundo. Na caverna do urso digerimos as nossas idéias, nossos pensamentos. É o Poder da cura física.


URSO POLAR
Medicina para navegar nas águas das emoções. Habilidade de navegação até os limites, introspecção, solidão, sobrevivência em locais estéreis, comunicação com o espírito, sonhos e visões. Para obter força em momentos de adversidade.

URUBÚ
A medicina do urubu é de purificação e limpeza, morte e renascimento. Ele faz um ser iço sagrado para todos os seres animais que é limpar o material animal decomposto, evitando doenças potenciais , nunca matando ou ferindo uma coisa viva ou suas próprias criaturas Olhando de cima ele vê o que acontece na Terra. Também é a medicina do Amor pela Terra, pelas Deusas. Traz uma nova visão da vida e da morte, dons proféticos, mistérios.
Tem uma clara ligação com o Fogo/Sol em várias culturas.Desliza suave firme nos ventos, mas usa pouca energia. Usa as correntes de ar, a gravidade, ou seja ele usa as energias da Terra, assim como o xamã.

VICUNHA/LHAMA
É a medicina da resistência. Evocar para superar materialismo, mover-se acima das barreiras, confortar a outras pessoas, resistir ao frio.

ZEBRA
É a medicina do equilíbrio. Evocar para equilíbrio, clareza sem filtros, segurança no caminho a ser seguido, manter a individualidade dentro de um grupo.

Sthan Xannia Tehuan Tepelt