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27/08/2012

Bastão-que-fala


Nas tribos indígenas norte-americanas era muito comum o uso do Bastão-que-fala, em toda a reunião de conselho da tribo, convocada para discutir assuntos de interesse e tomar decisões de importância para a comunidade. A mai
or utilidade do Bastão-que-fala era para que só aquele que o estivesse segurando, fizesse uso da palavra para expor o seu ponto de vista. Somente quem estivesse com o bastão na mão tinha o direito de falar naquele momento. Por igual a Pena–da-resposta (geralmente, uma pena de águia) também devia ser segurada pela pessoa que falava, a menos que esta dirigisse uma pergunta a outro membro do Conselho. Se assim fosse, a Pena-da-resposta passava para a pessoa que ia responder a pergunta.(* As cartas do Caminho Sagrado, de Jamie Sams, Editora Rocco).

Dessa forma os nativos americanos davam há séculos um exemplo do procedimento parlamentar que faria inveja aos atuais integrantes das câmaras do senado, de deputados ou de vereadores e até a muitos dirigentes de reuniões de empresas que não conseguem conter a interferência dos seus pares ou comandados na discussão dos assuntos em pauta.

Esse hábito em saber ouvir as crianças indígenas aprendiam desde os três anos de idade, bem como, a respeitar o ponto de vista das outras crianças.

Saber ouvir ou se calar dá oportunidades a que aprendamos as experiências alheias e após filtrar as mais úteis, possamos colocá-las em prática em nossa vida diária no campo social ou dos estudos ou negócios.

Em algumas instituições iniciáticas essa norma de conduta também é respeitada em relação aos novos membros que devem primeiro ouvir como falam e se pronunciam os antigos integrantes do grupo, assimilando as fórmulas e expressões utilizadas e na ordem em que sua fala deve ser feita seja, aguardando sua vez para o momento propício e ainda a autorização para tal.

Pela ordem, aquele que detém o conhecimento ou o poder, está autorizado a transmitir o seu saber ou ordens aos demais. Pelo menos assim foi no decorrer dos tempos, quando sequer havia o uso da escrita ou os sistemas de transmissão pelo som, imagem ou outros artifícios. Os ensinamentos eram passados de geração em geração por transmissão oral, expressa por palavras ditas verbalmente ou, formando contos, e até pela voz musicada, através de cantigas. Na escola os mestres transmitem os ensinamentos de sua disciplina utilizando a voz e outras formas que possam despertar interesse e participação dos alunos, as chamadas técnicas de fixação ou de motivação. O normal é que o mestre fale e os alunos prestem atenção em silêncio ou participando, de acordo com as perguntas ou interpelações do mestre.

Lamentavelmente como na maioria das famílias não se respeita a autoridade dos mais velhos, como pais e avós e dos irmãos mais antigos, todos falam de uma só vez e em geral de maneira desrespeitosa, costume aliás, que as crianças levam quando ingressam nas escolas. Daí a dificuldade dos atuais mestres em manterem a disciplina nas classes e quem passa pelas imediações de uma escola pode ouvir o grande alarido dos alunos e os gritos dos professores tentando fazê-los silenciar ou participarem com atenção nas aulas. Já diziam os mais antigos – o silêncio é de ouro, a palavra é de prata mas a gritaria, a agitação, a balburdia são de lata, quer dizer, não vale nada, mesmo num comprador de entulhos, a menos que sejam hoje as latinhas vazias de cervejas e refrigerantes.

Mitakuye Oyasin
Por todas nossas relações

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