Páginas

30/05/2016






Bom dia!

Semana passada tivemos casos fortes de violência contra as mulheres, o que na verdade acontece TODOS OS DIAS, em TODO O PAÍS.
Mas o que me chamou a atenção em uma postagem que fiz no facebook, foram comentários feitos por uma mulher que ainda não percebeu que pensamentos iguais aos dela é que nos levam a ser vítimas de agressões tão desumanas.
Foram feitos os seguintes comentário sobre uma postagem falando da agressão de um ator famoso contra sua esposa e surpreendentemente seguiu-se: "ela não devia estar rezando", seguido por: "ninguém é agredido de graça", "ela deve ter feito algo", "Ninguém sabe se ela o agrediu primeiro, tem muita mulher que agride e depois que apanham se fazem de vítimas... e eu não estou do lado dele, só disse que tem-se que apurar os fatos antes de julgarmos", "Ele não esmagou o telefone no rosto dela, ele jogou o telefone. Leia outras reportagens... não o estou defendendo, mas eles estavam em uma discussão.. o povo aumenta a notícia para parecer que é "o fim da picada", etc....
O que me choca é ainda buscarmos "justificativas" para as agressões sejam elas quais sejam em qual nível for e contra quer que seja pois, ao abrirmos uma única brecha para justificarmos uma agressão, estaremos abrindo brechas para todas, contra idosos, mulheres, crianças, em suma, abrindo brechas.
Quando alguém agride, não agride porque foi "provocado", agride porque não tem controle, porque está em desequilíbrio, agride porque perdeu ou acha que perdeu seu "poder" sobre o outro. Porque toda forma de agressão está diretamente ligada ao poder.
Pessoas desequilibradas precisam ter poder sobre as outras pessoas, ou sobre seu objeto de desejo e/ou controle.
Um homem quando agride ele não está buscando nada, senão ter razão, ainda que pela força.
Um homem que estupra não quer sexo, quer ter domínio sobre o outro.
Um homem quando riga na rua não quer nada, senão marcar seu território enquanto macho.
Um policial ao agredir, quer mostrar seu poder.
Mas aqui não apenas falar de gênero, ainda que seja meu desejo, pois a violência em geral acontece por esse mesmo motivo: Poder e Controle.
Ao procurarmos uma justificativa para uma agressão, estamos desculpando, ou "tirando a culpa" do agressor e colocando sobre a vítima.
"Você apanhou porque fez alguma coisa pra merecer"
"Você foi estuprada porque usou roupas curtas"
"Você foi morta porque não se comportou como devia"!
Uma mulher quando procura responsabilidade na vitima sobre o ato, está passando um "pano", limpando a porcaria que o outro fez e acima de tudo está deixando de compreender e acolher a dor do outro, dizendo que ele é "co-responsável" pela agressão sofrida.
Mas para mim, o que ficou ainda mais indigesto é saber que a pessoa em questão é benzedeira, fez o Despertar. Me sinto diretamente atingida, porque é certeza de que não entendeu NADA.
Ser benzedeira é antes de tudo, ser CONTRA todo e qualquer tipo de violência, não importando qual seja e contra quem.
Ser benzedeira é acolhimento.
Se eu me coloco como benzedeira, estou me colocando em uma posição aonde tudo o que eu faço, falo, sinto e penso, deve estar em equilíbrio e tentar justificar qualquer tipo de agressão é estar em desequilíbrio, é procurar culpar quem não merece, quem sofre, para ocultar a real face da violência.
A vítima nunca tem culpa.
O agressor tem em suas estruturas psicológicas e em sua memória celular até, traços de agressões sofridas e muitas vezes reproduz o que aprendeu em sua infância: que "amor machuca", "que o poder é importante", "que subjugar o outro dá prazer"!
A vítima sofre.
A vítima muitas vezes, morre.
A vítima sente dor....
Uma mulher que justifica uma agressão dizendo que o outro de alguma forma "mereceu" ou "procurou", está abrindo brecha para ser uma possível vítima, está abrindo brechas para ser ferida e ver seu agressor buscar justificativas. Uma mulher que se posiciona assim não entendeu que existe sim agressão "de graça", simplesmente porque o cara chega em casa bêbado, drogado e ou simplesmente "enfezado" (cheio de fezes) e precisa descarregar seu ódio em alguém e muitas vezes quem "merece" é a esposa ou os filhos. E na maioria das vezes ela não vai embora porque tem medo de ser agredida novamente, porque há ameaças, há o "poder dominante da violência" que coloca a mulher em estado de pavor e alerta, por ela e por suas crias.
Enfim....quando uma mulher busca justificar uma agressão, somos estupradas todas, somos agredidas todas, somos xingadas todas, morremos todas.
Estamos condicionadas a acreditar que somos de alguma forma culpadas e precisamos nos desprogramar.
E quando uma benzedeira busca uma justificativa para uma agressão....o verbo se perde e a luz se faz sombra.
Simples assim.

Rose Kareemi Ponce

link com os números da violencia contra a mulher

http://www.compromissoeatitude.org.br/dados-nacionais-sobr…/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário para nosso blog, com eles poderemos melhorar e aprimorar nossos textos e abordagens!!