Páginas

28/09/2015







Dores e amores da maternidade!

Recebi uma mensagem inbox de uma mulher e mãe de dois filhos, pedindo ajuda pois queria desenvolver seu lado materno, afinal se sentia cansada e muitas vezes irritada com toda responsabilidade que a maternidade traz consigo e sentia-se culpada por isso, mesmo amando seus filhos profundamente e tendo a certeza que eles eram os presentes mais caros, que o universo podia ter dado à ela!
Bem, minha primeira impressão da mensagem foi que o lado materno dela já é mais do que desenvolvido, o que ela sentia era apenas cansaço e sim, muitas vezes com vontade de bater a cabeça na parede ou abrir um buraco no chão para esconder-se do mundo.
Muitas mulheres falam em suas declarações apenas do lado glamouroso e sim, maravilhoso da maternidade, mas talvez por vergonha, medo das críticas, ou outros N fatores, não comentam quão cansativo pode ser também esse nosso lado,
Não somos realmente preparadas para a maternidade. Todos nos cobram ter filhos, todos falam da beleza do parto, da amamentação, do primeiro sorriso, dos primeiros passos, mas ninguém fala das noites sem dormir, do choro muitas vezes compulsivo que não achamos motivos, das bagunças, das horas intermináveis em que esquecemos do nosso lado mulher e vamos deixando de lado muitas coisas.
E muitas vezes, por não termos apoio de nossos companheiros, que não cuidam, não colaboram, por não termos com quem deixar nossos pequenos e com quem sintamos confiança para isso, não nos cuidamos mais como mulher. Deixamos de simplesmente ir ao cinema, de encontrar com as amigas sem ter de nos preocupar com fraldas, mamadas (muitas vezes até mesmo essa fase já passou), não temos mais aquele tempo de NENHUMA PREOCUPAÇÃO apenas nosso, de ver estrelas surgindo seguido de um amanhecer a beira mar.
Não temos tempo para nos olhar no espelho e cuidar de nós, Aquele banho demorado permitindo que a água corra por nosso corpo, relaxando o dia cansativo.
Aquela taça de vinho deitada no sofá, escutando uma musica que gostamos. Aquele não fazer nada, simplesmente.
Ter de volta esse desejo não nos faz más mães, nos mostra que nosso lado feminino está pedindo para voltar a tona, para ser escutado, cuidado, novamente amado.
Ter de volta essas vontades, nos recorda a essência adormecida sim pela maternidade, que nos aflora outro lado nosso, tao bonito quanto, tão doce quanto, mas um não pode pode sobrepujar o outro, pois se um definhar, o outro em seguida explode.
Não podemos esquecer nosso lado mulher para nutrirmos nosso lado mãe.
Muitas mulheres ficam extremamente estressadas em algum momento da maternidade, porque seu lado mulher está esquecido em um canto escuro.
Somos mães, mulheres e esposas, mas não somos SUPER, somos apenas pessoas.
Não sintamos culpa por precisarmos de nós e de outras mulheres, ainda que na maternidade, isso nos faz HUMANAS!
Muitas mães se esquecem da beleza que as fizeram mães, que foi nascer mulher!


Somos Breves!
Sejamos Leves!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário para nosso blog, com eles poderemos melhorar e aprimorar nossos textos e abordagens!!