Páginas

19/08/2017



Era sábado e parte da família estava reunida.

Na cozinha ela preparava o almoço com a certeza de que estava preparando mais do que nutrição física, ali ela no rezo preparava a nutrição da alma daqueles que ali estavam. No fogão a panela de barro ferve o caldo que irá aquecer aquele dia frio e chuvoso.

No ar o som da flauta nativa cortava o silêncio da casa, o companheiro tocava junto sua tigela tibetana, enquanto a filha mais nova e seu namorado meditavam!

Ela fechou os olhos na cozinha e sentiu-se abençoada, pois tudo ali era sagrado. A casa um templo onde todos amigos buscavam refúgio de suas vidas corridas. Ali o tempo parecia correr mais lentamente, havia sempre um perfume diferente no ar, mas sempre remetia ao sagrado, à meditação, a leveza, a alegria!

Enquanto preparava os alimentos, ela rezava em gratidão por saber que cada gesto, sentimento e pensamento interferem diretamente na qualidade de tudo o que serve para sua família. Ali o alimento e cada detalhe de seu preparo é considerando que ele é cura e nutrição. A consciência de se perguntar qual nutriente quer ser e passar pelo feitio para nutrir as almas que ali estão!

Se estiver em estado de amor, nutrirá de amor.

Se estiver em estado de mágoa ou angústia, da mesma forma.

Se estiver sentindo raiva, “envenenando” aquele alimento.

Percebeu-se rezando a água enquanto enchia o filtro de barro!

A vida era benção e ela sabia disso!

Ela cuidava dessa benção enquanto cuidava das plantas, da casa, ela percebia essa benção no cuidado do companheiro ao lavar as louças nas manhãs frias de inverno, ao levar o café na cama para ela, feito com amor no coador de pano. Haviam muitas bênçãos espalhadas feito sementes, sopradas com a fumaça da sálvia que queima no altar, iluminadas pelos arcanjos que observavam sempre tudo muito atentamente, era uma casa coberta pelas Mães Sagradas, e cuidada pelos Orixás. Era uma casa abençoada pelos Pretos Velhos....

Ali, era templo.

Ali, era lar.

Ali, era a vida toda!



Rose Kareemi Ponce


Um comentário:

  1. Olá , Rose !
    Não te conhecia até receber uma poesia sua está manhã . Gostei tanto que fiz uma versão em francês . Ainda estou corrigindo ,mas se quiser o texto é só me falar .
    isabeldocarmo@yahoo.fr .
    Estou adorando conhecer seus textos , sua alma em partilha . Obrigada por isso .

    Isabel Lopes , professora de francês e mãe de três filhotes !

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário para nosso blog, com eles poderemos melhorar e aprimorar nossos textos e abordagens!!