Páginas

13/11/2015












Um conto que acabou de nascer.
Nem muito longo, nem muito curto!


A Guardiã da Mãe do Corpo
Era noite de lua cheia e, em uma cabana simples feita de madeiras tiradas da floresta que havia frente a casa. Dentro era aquecida pela lareira enquanto mantinha quente a água que seria usada em Madalena, que caminhava pelo piso que estalava a cada passo dado.
Estavam pesados seus passos, já que seus pés sustentavam além do peso de seu corpo,  outro corpo que se formava e outra alma se preparando para vir ao mundo.
Uma menina dizia ao caminhar. Era Maria chegando. Ela sentia seu ventre pulsar cada vez que falava, ou mesmo apenas sonhava o nome de sua criança. “Uma linda menina forte.” Pensava ela ao acariciar a barriga já baixa.
Ana, a parteira estava chegando, era de longe a pessoa que Madalena mais confiava. Além da anciã do vilarejo, Ana era sua avó materna!
O pai, não tinha nome, Madalena assim o quis, era mais seguro para ambas!
Um barulho e Madalena foi chamada para o momento presente, saindo de suas divagações. A porta da sala se abre e sua avó entra pela porta com seu cesto costumeiro, onde carregava compressas, gazes para uma emergência, tesoura envolva em tecido de algodão cru e várias toalhas brancas. Pra receber os rebentos com pureza, ela falava sempre.
Antes de fechar a porta ela olha para fora, em direção ao céu e diz: “Teremos ajuda hoje à noite”, fez uma rezo rápido, fechou a porta e começou a organizar suas coisas próximas ao local que sua neta escolheu para parir.
Madalena havia escolhido o quarto que tinha vista para um rio que havia na parte de trás da casa, onde via a lua refletida todos os meses, durante toda sua vida, já que crescera nessa cabana. Ali ela sentira sua primeira menstruação, ali ela viu seus ciclos, seus amores, seus momentos de solidão, os momentos de aprendizado. Ali naquele quarto havia o registro de todas suas histórias; seus amores,nos veios das madeiras, o perfume de sua vida exalava, lembrando um pouco do perfume de cada tronco de árvore que fora cortada e reverenciada, para que nesse momento, ela recebesse sua descendente. Ali ela também havia nascido há 30 anos!
O local estava todo enfeitado com velas e flores brancas. O som do vento e das águas do rio, eram a música certa para esse momento.
As dores aumentaram rapidamente e Ana se preparou para receber Maria em suas mãos.
O parto foi rápido. Maria tinha pressa em vir ao mundo e fazer parte daquela família!
Após o parto, Madalena já amamentando, começa a sentir-se incomodada com seu ventre, que mesmo após o parto,parece não descansar. Mexe como se Maria ainda estivesse lá dentro e, antes mesmo de poder contar para sua avó, o pensamento é interrompido por um grande e longo uivo, que cortou o ar da floresta.
Ana então fala pra sua neta: Ela chegou, seguindo em direção a porta onde uma loba imensa, com uma espécie de “sacolinha” presa seu pescoço está parada. Com tetas longas, uma postura firme, mas demonstrando ser já uma anciã, assim como Ana. Ao adentrar a porta, reverencia a anciã da casa e seus guardiões.
Ao passar pela porta, a loba se transforma lentamente como se atravessasse um portal, em uma linda senhora de longos e brancos cabelos, uma bolsa atravessava seu peito, ela tinha um jeito altivo, mas um olhar doce!
Caminhou até Madalena e disse: Vim acalmar a Mãe do Corpo!
Madalena não entendeu as palavras, mas seu coração vibrou e lá dentro, sabia o que aquilo significava. Era como se sua alma entrasse em comunhão com a alma daquela mulher/loba/anciã!
A  loba, pega a criança nos braço ainda sem roupas, leva para fora e levantando os braços em direção à lua abençoa a chegada da menina ao mundo material, entregando os cuidados de sua alma à Virgem, de alma, que habita em todas as mulheres do mundo, volta à cabana leva a menina até o fogo, joga sálvia e agradece ao espírito dela por vir ao mundo cumprir sua missão e ao fogo sagrado, que sempre iluminará seu caminho!
Voltando para dentro da cabana, entrega Maria aos cuidados de Ana e segue em direção a Madalena. Abre sua sacola, de onde tira um pote de ungüento de andiroba e gerânio, passando por todo ventre baixo dela, no rezo de suas palavras explica que a Mãe do Corpo estava chorando o nascimento da criança que ali dentro crescia segura durante nove luas. Ela precisava acalmar e acolher a dor daquela mãezinha, para que ela pudesse chorar as águas e com essas águas purificar o caminho de sua menina. O sangue pós parto não era apenas para purificar o útero, mas para abençoar a jornada de sua menina. Pede então para Ana colocar Maria sobre o ventre da mãe nos sussurros das palavras, diz: Olha mãezinha, sua filha está aqui, está tudo certo, ela está bem e sendo cuidada. Repousa agora que sua menina está bem. Limpe sua casa. Limpe e abençoe o caminho dela! Dito isso, pega a placenta que havia sido embrulhada em algodão crú por Ana no momento do parto, entrega em mãos e pede para a avó que a enterre, em gratidão à Terra!
Madalena olha para ela e pergunta como ela sabia o que estava acontecendo, e ela com um doce olhar responde: “Sou a guardião da Mãe do Corpo, ela me chama, sempre que não consegue chorar sozinha”!
Nesse momento, Madalena sente uma quietude dentro de si, uma calma tão profunda que adormeceu com sua menina aconchegada em sal barriga!
Então Ana, abraçou a loba/anciã e agradeceu!
A loba sai e volta a ser somente loba.
Uiva alto no que é acompanhada por outros tantos uivos dos lobos (ou lobas) que a esperavam do lado de fora, no escuro da floresta!
E assim a lua dormiu para que o sol de um novo dia nascesse junto com Maria!


Rose Kareemi Ponce​

Mãe do corpo:
http://gentedeopiniao.com.br/lerConteudo.php?news=90522

2 comentários:

  1. amei ... me lembro das mulheres da família comentarem sobre a mãe do corpo . Gratidão querida

    ResponderExcluir
  2. Lindo... Emocionante. Vim ao mundo com a ajuda de uma parteira. E também pensei em quantas Mães do Corpo, precisaram de ajuda, e não tiveram. Grata por sua sabedoria passada a nós.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário para nosso blog, com eles poderemos melhorar e aprimorar nossos textos e abordagens!!